Segundo o filósofo Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”,(Ponto final) essa citação é uma prova de que no século XVII já era possível saber que o homem é o maior inimigo do próprio homem, pois é capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie, e entre esses poderes de destruição entra a fabricação de armas químicas. Diante do novo cenário (Vírgula) só é possível ter mais e mais comprovação desse registro, (Sem vírgula) tomando como o exemplo mais recente a guerra da Síria ocorrida em abril de 2017.
Primeiramente (Vírgula) é importante ressaltar que essas guerras químicas não surgiram nos últimos tempos, mas na Primeira Guerra Mundial, para superar a luta nas trincheiras, derrotando o inimigo com gases venenosos. O fato é que hoje tudo é motivo para guerra, o ser humano aproveita da sua inteligência e usa contra a sua própria espécie quase que por nada, o pior de tudo isso é que essas armas são também conhecidas como “bomba atômica dos pobres”, pois podem ser preparadas em qualquer país que disponha de uma indústria de fertilizantes químicos ou pesticidas, medianamente desenvolvida, e isso preocupa muito, pois não é necessário muito esforço para uma grande destruição. (Argumento limitado ao senso comum. Reformule)
Recentemente, pelo menos 80 pessoas foram mortas após um ataque com armas químicas na Síria. Foi publicado no G1 que (Vírgula) segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, um grupo de monitoramento do conflito, afirmou que ataques aéreos do governo sírio ou de aviões russos na cidade de Khan Sheikhoun asfixiaram muitas pessoas, e momentos depois, aviões dispararam foguetes contra clínicas locais que cuidavam dos sobreviventes, segundo médicos e ativistas. E não é por falta de proibições que fazem uso desses artefatos não, pois a Convenção de Armas Químicas (CWC) é consequência do Protocolo de Genebra de 1925, que proíbe o uso de gases tóxicos e métodos biológicos para fins bélicos. É simplesmente por falta de consciência do homem mesmo (Senso comum).
Dessa forma, portanto,(Duas conjunções que expressam a ideia de conclusão) o ser humano deveria repensar mais sobre a suas atitudes e buscar saber até onde vai o limite das coisas, pois segundo o filósofo inglês Herbert Spencer: "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.", isso indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo, (Sem vírgula) e o seus direitos, (Ponto final) é necessário que respeitem a vida do outro. Por fim (Vírgula) é imprescindível atitudes mais rigorosas vindo dos elevados poderes, pois se invadem os países assim, é porque sabem que não terão maiores prejuízos posteriormente, e consequentemente(Vírgula) todos ficam amedrontados diante dessa situação de vulnerabilidade.
Comentários do corretor
"O homem não sabe aproveitar a inteligência que tem".
Não há tese.
Argumentação limitada ao senso comum. Faça um projeto de texto.
Não há proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |