Ao contrário do que muitos acreditam, o mundo não está vivendo um momento de paz (Em algum momento isso foi possível? Reflita acerca dessa afirmação). Frequentemente (Vírgula) países fazem ou sofrem ameaças dos mais variados tipos (Quais? Dê exemplos), sendo que, recentemente, veio à tona notícias sobre o uso de armas químicas em civis inocentes na Síria matando cerca de 80 pessoas sem contar as que foram afetadas. Tal fato serviu de debate para a população mundial devido ao perigo por conta do uso de armas químicas e biológicas, podendo servir como um estopim para haver uma grande guerra.
No século passado, houve várias guerras que ajudaram na criação e evolução de diferentes armas (Vírgula) sendo uma das mais famosas a “Bomba Atômica” usada na Segunda Guerra Mundial. Já durante a Guerra Fria ocorreram ameaças constantes entre Estados Unidos e União Soviética por conta dos seus vastos armamentos nucleares. (Discussão limitada. Apenas expõe)
Atualmente, as armas químicas e biológicas são as mais perigosas por serem de fácil acesso e produção para diversos países. Além disso, pode-se mencionar a forma de destruição causada por esses componentes, considerados bastante mais cruéis do que os outros modos devido aos diversos distúrbios causados ao organismo das vítimas podendo levá-las a uma morte agonizante. Com tudo isso é possível perceber que a humanidade cria armas para destruir a si mesmo.
Diante do que foi mencionado, entende-se que é de extrema importância o controle na produção e destinação de componentes nocivos ao corpo humano (Essa ideia não está tão evidente no texto); (Vírgula) tal ação sendo feita por órgãos mundiais como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a ONU (Organização das Nações Unidas). Outra solução, mesmo que pareça algo impossível, seria a tentativa de países desenvolvidos negociarem a paz com aqueles que estão em conflito (De que maneira?), assim oferecendo algum tipo de parceria em troca da paz. Dessa forma (Vírgula) reduziria bastante as desavenças entre nações.
Comentários do corretor
Não há tese. Reformule as ideias presentes no parágrafo de introdução.
Faça um projeto de texto. Articule os fatos para que as ideias do seu texto estejam relacionadas.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |