Uma ameaça contra a humanidade - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 23/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando o cientista Albert Einstein afirmou que não sabia como seria a terceira guerra mundial, mas a quarta seria com pedras e paus, evidenciou os riscos de um novo conflito mundial em razão do desenvolvimento tecnológico das armas de destruição em massa, (Sem vírgula) que podem ser nucleares, químicas ou biológicas. Desse modo, será o homem vítima de suas próprias invenções? Para impedir isso, o Direito Internacional dos Conflitos Armados veda a fabricação e o uso de armas químicas e biológicas. Todavia, essa proibição não tem sido cumprida de forma eficaz, uma vez que, periodicamente, são relatados pela mídia alguns casos assustadores de uso desses arsenais.

As armas químicas são substâncias tóxicas letais que podem causar efeitos cruéis, (Sem vírgula) como cegueira, deformação do corpo e asfixia(Ponto final) e as armas biológicas transportam microrganismos vivos que disseminam doenças contagiosas. Ambas são capazes de dizimar populações, a exemplo do gás utilizado pelos nazistas para matar milhões de judeus nas câmaras dos campos de extermínio. Assim, com o domínio dessas armas de destruição em massa, um conflito, (Sem vírgula) que pode ser gerado por diversos motivos, (Sem vírgula) como étnicos, religiosos, políticos, econômicos ou de imposição de ideais, (Sem vírgula) é capaz de alcançar proporções catastróficas para a humanidade. (Argumentação limitada)

Além disso, por terem um baixo custo e serem facilmente manipuláveis, essas armas são adquiridas por grupos terroristas, (Sem vírgula) que podem utilizá-las indiscriminadamente contra a população civil com a finalidade de realizar atentados. Exemplificam tal situação, 9Sem vírgula) o recente relato do governo sírio que atribuiu aos terroristas a responsabilidade de um ataque com armas químicas que matou mais de cem pessoas na Província de Idlib e as bactérias do antraz encontradas em envelopes de cartas endereçadas à Casa Branca, nos Estados Unidos, no ano de 2001.

Fica evidente, portanto, que os perigos das armas de destruição em massa são um problema que o mundo deve evitar por intermédio da diplomacia entre as nações e do combate ao terrorismo. Para isso, é preciso uma maior fiscalização da Organização das Nações Undas (ONU) e dos países aliados por meio de apoio militar, de modo a impedir a manufatura e proliferação de armas químicas e biológicas para grupos terroristas. Ademais, é necessário investimentos na proteção das regiões ameaçadas de conflitos ou atentados terroristas, de modo que os civis tenham fácil acesso a equipamentos adequados de proteção e a abrigos seguros e que os governantes criem um sistema de alarme e detecção para avisar aos atacados da necessidade de se protegerem.

Comentários do corretor


Boa introdução. 

Reformule a proposta de intervenção. 

O seu ponto de vista tem de ser evidenciado no texto. O texto está limitado a apresentação de fatos que não estão articulados em relação ao seu posicionamento acerca do tema. Deixe-o evidente. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200