O uso de armas químicas se tornou, atualmente, uma das maiores preocupações dos governos mundiais (Por quê?). Um dos exemplos nesse contexto foi o atentado ocorrido no Japão em 1995, usando gás sarin e, recentemente (Vírgula) na Síria (Reformule). Nesse sentido, faz-se necessário a formulação de uma nova ética mundial, partindo do pressuposto de que o uso de tais armas é ilegítimo em qualquer cenário.
O desenvolvimento de armas químicas e biológicas não é uma característica exclusiva dos dois últimos séculos, (Ponto final) entretanto, foram nesses períodos que elas mais se destacaram. Historicamente, com o advento da segunda fase da Revolução Industrial, o desenvolvimento da indústria química proporcionou um palco de destruição e matança sem precedentes durante a Primeira e Segunda Grande Guerra (Desenvolva essa ideia).
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a prática do uso de armas com tais características é condenável, uma vez que estas seriam consideradas além de um crime de guerra, previsto pelo Protocolo de Genebra, como também uma violação aos direitos humanos e da lei humanitária internacional.
No filme "Lucy", a personagem principal de mesmo nome ganha superpoderes, (Sem vírgula) adquirindo uma percepção de mundo diferenciada. Lucy, (Sem vírgula) ao analisar o contexto de destruição causado pelos seres humanos conclui que "a (Letra maiúscula) ignorância traz o caos, não o conhecimento." (Ponto final)Fora dos cinemas, tal ignorância chama a atenção para a formação de uma nova ética e moral voltada para o uso benéfico do conhecimento científico, assim como para os conceitos humanísticos e uso consciente de produtos tóxicos.
Torna-se evidente, portanto, que o contexto do uso de armas químicas e biológicas é uma problemática a ser resolvida. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o (Letra maiúscula) ser humano é aquilo que a educação faz dele." Dessa forma, em primeira instância, o Ministério da Educação, junto com professores, poderia organizar palestras aos alunos a fim de desenvolver uma consciência humanizada acerca de armas com um grande poder de destruição. Por fim, a ONU deveria organizar conferências com os país que estão em conflito para assim, (Sem vírgula) tentar chegar a um acordo pacífico entre esses.
Comentários do corretor
Há problemas de concordância.
Argumentos pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidos ao passo que o seu ponto de vista fique evidente no texto. Faça um projeto de texto.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |