Desde a antiguidade (Vírgula) o homem já demonstrava a capacidade que possuía para se autodestruir, (Ponto final) isso ficou límpido durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, com o Holocausto e com os incessantes conflitos globais que nos cercam.
Apesar de toda essa triste história o ser-humano, ao contrário do aceitável e natural, não aprendeu com os erros, demonstrando sua ignorância e cegueira quando se trata de dinheiro e poder, desrespeitando o mais baixo limite ético e moral, utilizando-se inclusive de armas químicas e biológicas para conter manifestações públicas de insatisfação. (Desenvolva o seu ponto de vista. Articule para desenvolver a sua argumentação)
A mais recente e trágica notícia foi o uso de armas químicas na Síria, que resultou na morte de mais de 70 pessoas e a incapacitação de um número incontável. A capacidade humana de se autodestruir parece não ter limites, as autoridades sírias negam a utilização desse tipo de armamento e condenaram o ataque através das mídias. (Apenas descreve)
A utilização de armas químicas e biológicas não encontra respaldo nem mesmo em países com guerra declarada contra inimigos hostis, menos ainda quando trata-se do seu próprio povo.
Sendo assim, somente uma investigação séria e com a participação de outros países e organizações internacionais será capaz de identificar os responsáveis por esse genocídio e tortura insana e cruel com adultos e crianças. Além disso, espera-se uma manifestação contundente do Conselho de Segurança da ONU, que se configurada a participação do governo sírio, deverá ir de sanções criminais, (Sem vírgula) e econômicas (Vírgula) a destituição do poder da ditadura local, pois analisando a história mundial (Vírgula) verifica-se que a maldade humana não tem limites.
Comentários do corretor
Não há tese. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Argumentos limitados ao senso comum.
Não compreende a estrutura do texto dissertativo. Evidencie fatos que demonstre o seu ponto de vista.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |