Capitalismo: ferramenta de guerra - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 18/04/2017

Status:

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Ao longo do processo de formação do capitalismo, em evidência no século XVIII, houve a implementação de uma lógica que visou o desenvolvimento econômico acima de tudo. Diante disso, no século XXI, as grandes potências mundiais (Cite-as) ocasionam, periodicamente, conflitos respaldados em interesses nacionais, aos quais são utilizados armas químicas e biológicas para alcançá-los. No entanto, a humanidade é a mais prejudicada, pois está neste cenário de guerra, que ocasiona milhares de mortes. Dessa maneira, faz-se necessária a intervenção de instituições competentes para atenuar o problema em questão.

É notória a necessidade em entender a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate ao uso de armas químicas. Segundo a ONU, é proibida qualquer produção de armas que possam vir a ocasionar destruição em massa. Contudo, a realidade rompe com esse preceito, uma vez que a produção de armas químicas e biológicas tem ganhado força. Isso ocorre em virtude do fácil acesso aos elementos necessários para a produção dessas armas. Diante disso, é válido ressaltar o uso de armas químicas para com a população protagonizado pelo exército do presidente sírio, o qual está engajado em uma guerra para manter-se no poder e perpetuar seu governo tirano.

Outrossim, é válido ressaltar a lógica humana a qual é motor para geração de conflitos. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o ser humano nasce ruim e por isso está envolvido constantemente em conflitos uns com os outros. Essa maldade é representada na guerra da Síria, a qual é mantida por interesses econômicos e políticos e ocasionou a morte de milhares de vidas inocentes. Ademais, o uso de armas químicas ganhou proporções desenfreadas, o que demonstra a capacidade humana de destruição ilimitada.

Dado o exposto, fica clara a necessidade em fomentar e ampliar medidas que visem a solução da problemática em questão. Portanto, a ONU deve criar uma comissão entre países não envolvidos no conflito que fiscalize e apreenda armas químicas e biológicas, ficando clara a proibição de produzi-las. Os meios midiáticos devem atuar conscientizando (Conscientizar de que maneira?) a população acerca dos males da produção de armas químicas e biológicas, e incentivar o combate a elas. Por fim, ONGs engajadas na proteção a refugiados de guerra devem prestar assistência às vítimas do conflito. Assim, é possível atenuar o problema.

Comentários do corretor


Ótima introdução. 

O texto está bem desenvolvido e bem articulado. No entanto, algumas ideias precisam ser exemplificadas.

O texto apresenta bons argumentos, tese e proposta de intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200