Ao longo do processo de formação do capitalismo, em evidência no século XVIII, houve a implementação de uma lógica que visou o desenvolvimento econômico acima de tudo. Diante disso, no século XXI, as grandes potências mundiais (Cite-as) ocasionam, periodicamente, conflitos respaldados em interesses nacionais, aos quais são utilizados armas químicas e biológicas para alcançá-los. No entanto, a humanidade é a mais prejudicada, pois está neste cenário de guerra, que ocasiona milhares de mortes. Dessa maneira, faz-se necessária a intervenção de instituições competentes para atenuar o problema em questão.
É notória a necessidade em entender a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate ao uso de armas químicas. Segundo a ONU, é proibida qualquer produção de armas que possam vir a ocasionar destruição em massa. Contudo, a realidade rompe com esse preceito, uma vez que a produção de armas químicas e biológicas tem ganhado força. Isso ocorre em virtude do fácil acesso aos elementos necessários para a produção dessas armas. Diante disso, é válido ressaltar o uso de armas químicas para com a população protagonizado pelo exército do presidente sírio, o qual está engajado em uma guerra para manter-se no poder e perpetuar seu governo tirano.
Outrossim, é válido ressaltar a lógica humana a qual é motor para geração de conflitos. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o ser humano nasce ruim e por isso está envolvido constantemente em conflitos uns com os outros. Essa maldade é representada na guerra da Síria, a qual é mantida por interesses econômicos e políticos e ocasionou a morte de milhares de vidas inocentes. Ademais, o uso de armas químicas ganhou proporções desenfreadas, o que demonstra a capacidade humana de destruição ilimitada.
Dado o exposto, fica clara a necessidade em fomentar e ampliar medidas que visem a solução da problemática em questão. Portanto, a ONU deve criar uma comissão entre países não envolvidos no conflito que fiscalize e apreenda armas químicas e biológicas, ficando clara a proibição de produzi-las. Os meios midiáticos devem atuar conscientizando (Conscientizar de que maneira?) a população acerca dos males da produção de armas químicas e biológicas, e incentivar o combate a elas. Por fim, ONGs engajadas na proteção a refugiados de guerra devem prestar assistência às vítimas do conflito. Assim, é possível atenuar o problema.
Comentários do corretor
Ótima introdução.
O texto está bem desenvolvido e bem articulado. No entanto, algumas ideias precisam ser exemplificadas.
O texto apresenta bons argumentos, tese e proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |