É possível afirmar que as armas químicas e biológicas causam grande destruição, uma vez que matam milhares de pessoas e deixam sequelas em tantas outras pelo resto de suas vidas. (Apresente fatos. Elabore a tese)
O uso de artefatos bélicos químicos tem um efeito devastador sobre suas vítimas: leva à cegueira, morte por asfixia, rompimento de vasos sanguíneos entre outras coisas.Acompanhamos as consequências de seu uso desde a primeira guerra mundial , quando se iniciou a sua utilização em larga escala (Para que fim? Discuta isso no seu texto). A criação em 1925 do protocolo de Genebra, que procurava acabar com o seu emprego (Vírgula) não teve muito efeito ,visto que até hoje vemos atrocidades cometidas com as suas aplicações .O caso ocorrido na síria a pouco tempo é emblemático _ morreram quase noventa pessoas (Vírgula) dentre as quais havia um terço de crianças.Uma verdadeira barbárie. (Discuta os fatos. Articule para construir a sua argumentação)
Além disso, há também o emprego de armas biológicas, que é uma das formas mais covardes e antigas de contaminação dos povos inimigos.O Brasil (Vírgula) por exemplo (Vírgula) já utilizou deste meio para ganhar a guerra do Paraguai quando foram atirados corpos de pessoas com cólera ao rio Paraná para infectar a população ribeirinha paraguaia e enfraquecer seu exército, no intuito de obter uma vitória mais rápida e fácil. (Vírgula) mostrando para todo o mundo que não importava o que tivesse de ser feito,conquanto que se obtivesse um êxito na batalha.
Sendo assim, a ONU deve de punir de maneira severa a todos os países que lancem mão destes métodos de destruição em massa ,impondo embargos , pagamento de multas e outras sanções que se julgarem necessárias para que essas nações nunca mais voltem a cometer esses atos de extrema baixeza.
Comentários do corretor
No início da frase usa-se letra maiúscula.
Não apresenta tese.
Reveja a estrutura do texto dissertativo argumentativo. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
Argumentação limitada ao senso comum, embora pontue alguns fatos históricos.
Reformule a sua proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |