- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 16/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, se intensificam cada vez mais rivalidades entre nações e, junto a elas, ameaças com armas de potencial destruidoras. Diante disso, a população civil fica cada vez mais ameaçada e vulnerável devido à falta de medidas que proíbam esses conflitos. Nesse contexto, é de suma importância que haja uma figura representativa e eficiente para que possibilite uma ordem entre as relações dos homens e, acima de tudo, proteja a raça humana.

Em primeiro lugar, autores importantes como Thomas Hobbes já conseguiam perceber o quanto o ser humano é perverso quando se envolve interesses, o que é evidente na célebre frase: “O homem é o lobo do homem, numa  em de guerra de todos contra todos”. Diversos fatores como religião, etnias, costumes e interesses materiais de valor já podem se considerados estopins para um travamento de conflitos entre países (Cite exemplos). A partir disso, tomados pela ganância e incredulidade, o homem já passa a criar mecanismos que impeçam o seu rival de atrapalhar seus interesses, criando, portanto, armas potentes que possam ser uma ameaça global.

Por outro lado, para conter tamanha desordem, faz-se necessária a presença de um órgão que evite a desordem entre países. O filósofo Rousseau já sustentava essa ideia, de que o Estado é um dos instrumentos que regulam as relações humanas. Dessa forma, o ser humano só vive em pacificidade e relações saudáveis mediante uma civilização munida de disciplina e, principalmente, protegida, diminuindo, portanto, as chances de criação de objetos que servem de ameaças e afrontas para outros países.

Destarte, é preciso a interferência de figuras representativas e eficientes a ponto de evitar esses conflitos. Órgãos como a ONU- Organização das Nações Unidas-, devem se mobilizar e tomar medidas mais severas que proíbam de vez objetos de ameaças como armas químicas, além de fiscalizar com mais frequência e punir quem infringir tais medidas. Além disso, realizar reuniões periodicamente entre países no intuito de buscar acordos de paz ou fazer com que eles entrem em acordos para que ambos os interesses possam ser atendidos. Feito isso, haverá possibilidades de findar essas rivalidades quem vêm causando pânico mundial.
 

Comentários do corretor


Boa introdução. 

Ótimo texto, pois fatos são articulados ao seu ponto de vista. Argumentação pertinente ao tema. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200