Na história do mundo já se passaram muitas guerras sangrentas em determinadas nações (Quais? Cite-as). Atualmente estamos presenciando a Guerra na Síria, que já tem duração de seis anos, e nesse tempo milhares de pessoas morreram e milhões de civis se refugiaram para outros países na expectativa de viver de uma forma melhor longe do cenário brutal da guerra.
Mesmo com o proibimento de armas de destruição em massa por convenções apoiadas pela ONU, a fabricação e legalidade das armas existem. (Sem ponto final. Usa-se vírgula) Principalmente em países que possuem indústrias de fertilizantes químicos desenvolvidas (?), (Ponto final) sendo assim, a facilidade de acesso ás armas aumenta. (Desenvolva uma argumentação expondo fatos)
É justamente nessas guerras contra a população civil que se pode ver que o homem é capaz de praticar coisas desumanas por defesa de alguma doutrina ou por defesa de si, resultando no caos de uma população e horrorizando o mundo. Falta-lhe solidariedade e compreensão.
Alguns meios de intervenção que o mundo poderia dar á população que sofre com os atentados, é a hospitalidade com os refugiados e ajuda, pois se todos dermos as mãos,quem sacará as armas? (Piegas) E podemos ver, (Sem vírgula) que são poucos os países que oferecem ajuda aos refugiados sírios. Esse cenário triste pode ser mudado, basta as pessoas terem consciência do problema que está acontecendo, descruzarem os braços e reagir.
Comentários do corretor
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
Não há tese.
Argumentos do senso comum.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não apresenta proposta de intervenção. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois iso auxiliará na progressão de sentido no texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |