Duro de Parar de Matar - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 11/04/2017

Status:

Corrigida
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O recente uso de armas químicas na Síria trouxe indignação mundial e uma reflexão sobre até que ponto vai a capacidade humana de destruição. Neste ataque (Vírgula) dezenas de civis foram mortos. Tirar a vida de alguém, intencionalmente, seja por qual motivo for, é algo intolerável.

Matar o inimigo por envenenamento é algo bem antigo. Em 2000 a.C, na Índia, foram usados vapores tóxicos e cortinas de fumaça (?). Na Primeira Guerra Mundial (Vírgula) o uso do gás cloro gerou a morte de 5 mil soldados franceses e o químico alemão responsável pela invenção recebeu o prêmio Nobel de Química sob protestos (Cite o nome). E o pior é que agrotóxicos, que são produzidos por muitos países, podem acabar sendo utilizados indevidamente com fins bélicos. Convenções internacionais condenam o uso de armas de destruição em massa desde o início do século XX.

Independente da forma que a morte for provocada isso precisa ser abolido prendendo os responsáveis. Serviços de inteligência precisam investigar situações de risco de modo a evitar ataques.

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver sua redação. Apresente fatos que possam ressaltar o seu ponto de vista.

Reformule a sua proposta de intervenção. Reveja a estrutura do texto.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200