O recente uso de armas químicas na Síria trouxe indignação mundial e uma reflexão sobre até que ponto vai a capacidade humana de destruição. Neste ataque (Vírgula) dezenas de civis foram mortos. Tirar a vida de alguém, intencionalmente, seja por qual motivo for, é algo intolerável.
Matar o inimigo por envenenamento é algo bem antigo. Em 2000 a.C, na Índia, foram usados vapores tóxicos e cortinas de fumaça (?). Na Primeira Guerra Mundial (Vírgula) o uso do gás cloro gerou a morte de 5 mil soldados franceses e o químico alemão responsável pela invenção recebeu o prêmio Nobel de Química sob protestos (Cite o nome). E o pior é que agrotóxicos, que são produzidos por muitos países, podem acabar sendo utilizados indevidamente com fins bélicos. Convenções internacionais condenam o uso de armas de destruição em massa desde o início do século XX.
Independente da forma que a morte for provocada isso precisa ser abolido prendendo os responsáveis. Serviços de inteligência precisam investigar situações de risco de modo a evitar ataques.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver sua redação. Apresente fatos que possam ressaltar o seu ponto de vista.
Reformule a sua proposta de intervenção. Reveja a estrutura do texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |