Pedra, tacape, lança, flecha, espada, revólver, fuzil, míssil e bomba nuclear: evoluindo com o passar das eras os famosos instrumentos usados para destruição parecem não ter limites de evolução e, consequentemente, de periculosidade. Com diversos motivos para serem utilizados, como defesa, conquista territorial e até mesmo imposição de crença, esses instrumentos tiraram a vida de milhões e milhões de pessoas. A surpresa surge quando, nos anos 2000, ainda existe o uso desses instrumentos para destruição e morte em massa mesmo com diversos tratados de paz proibindo-os.
Voltando no tempo da segunda guerra mundial; (Vírgula) com o avanço da ciência e o surgimento de mentes brilhantes, aconteceu algo inusitado: a Alemanha usou o gás Cloro para criar uma nuvem que foi carregada pelo vento em direção às trincheiras inimigas, causando asfixia e uma morte dolorosa aos soldados. Esse terrível evento criou uma onda de desenvolvimento desse recurso químico como arma de guerra, visto que matava muitos soldados facilmente. Foram sintetizados muitos outros gases com efeitos ainda piores, como o Sarin, agente nervoso que danifica a comunicação que o cérebro faz com os músculos, causando terríveis contrações involuntárias em todo corpo, incluindo os órgãos internos, até a morte.
Como se não bastasse todo esse terror já causado, ainda surge armas biológicas que, diferente das químicas, usam bactérias (ou toxinas bacterianas) e vírus (Ebola, por exemplo) para também causar morte em massa. O problema se agrava quando o uso dessas armas representa perigo à humanidade, pois pode criar danos irreversíveis como um vírus maligno, contagioso e super-resistente. (Reformule)
Cientes das consequências do uso da ciência para o mal (Vírgula) foram criados diversos tratados que proíbem definitivamente o desenvolvimento e uso dessas armas; a exemplo da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ) e da Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas (CPAB). Apesar disso, infelizmente, países como Síria, Rússia e Coréia do Norte ainda produzem e usam essas armas. Por isso, faz-se necessário o cuidado de fazê-los respeitar e obedecer aos tratados, e os punir se for preciso (Cuidado ao afirmar isso, pois pode ferir os direitos humanos. Punir em que sentido?). Essas armas só fazem mal. Se isso não parar pode tornar-se algo mundialmente nocivo.
Comentários do corretor
Reveja algumas ideias apresentadas no texto e as reformule.
Reformule a proposta de intervenção.
Discussões pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidas.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |