A capacidade de destruição do homem pode chegar até ao ponto de utilizar não só armas químicas e biológicas, mas qualquer outro tipo de armamento contra os seus oponentes, quando o próprio sente a necessidade de conquistar novos territórios e de intimidar o outrem. Em quanto todos continuarem nutrindo esses tipos de pensamentos, (Sem vírgula) a humanidade jamais irá evoluir.
O mal do ser humano é de nunca está satisfeito com o que já tem, (Sem vírgula) e (Vírgula) com isso, ele sempre deseja mais e mais. Isso é fato, tanto que grandes conflitos do passado que envolveram duas ou mais nações (Quais?), (Sem vírgula) foram motivados porque um dos conflitantes, (Sem vírgula) alimentou o sonho de ampliar o seu território , tomando os dos outros. A Primeira Guerra Mundial, por exemplo, só foi motivada, porque à Alemanha, (Sem vírgula) alimentou o sonho de ampliar o seu território. Neste conflito, não pouparam os meios para que isso acontecesse. Até o uso de armas químicas, como, (Sem vírgula)o gás cloro e o gás mostarda, ambos prejudiciais a saúde, podendo levar o indivíduo a morte, foram empregados nessa causa. Outro exemplo foi na Grécia antiga. Até os gregos já utilizaram veneno em suas flechas, (Sem vírgula) quando eles participaram de conflitos por territórios (Desenvolva essa ideia).
O outro mal do homem é a capacidade do mesmo de utilizar qualquer meio que o encha de poder contra as outras pessoas, (Sem vírgula) só para intimidá-las e conseguir (Vírgula) com isso, os seus respeitos e admiração (Como assim? Reformule). O exemplo disso foi na segunda grande guerra, (Sem vírgula) quando os japoneses invadiram várias cidades chinesas e utilizaram várias armas, até biológicas, para intimidar e fazer com que toda à China, os reverenciassem. Um outro exemplo também relacionado com o Japão, (Sem vírgula) foi em 1995, quando um grupo terroristas chamado, (Sem vírgula) "Verdade Suprema", (Sem vírgula) efetuou um ataque com gás tóxico chamado, (Sem vírgula) sarin, em um metrô na cidade de Tóquio, deixando doze mortos e cinco mil feridos. E por que o motivo desse ataque ? Bom, o motivo foi o mesmo, a intimidação através da força. (Desenvolva as ideias)
Em quanto todos continuarem nutrindo esses tipos de pensamentos, (Sem vírgula) a humanidade jamais irá evoluir. O ser humano, (Sem vírgula) é o único ser capaz de matar o outro por esporte, seja para conquistar novos territórios ou para intimidar os outros. Depois dizem que o homem é o ser mais evoluído da terra, mas não se ver esse tipo de comportamento em outro seres vivos. É simplesmente lamentável.
Comentários do corretor
Não há tese.
Não há proposta de intervenção. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Argumentos limitados ao senso comum.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |