destruindo a si próprio - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 08/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente um ataque químico a Síria trouxe a tona uma questão já esquecida, (Problema na construção de sentido) até que ponto chega a capacidade humana de desenvolver armas para destruição?. (Sem ponto final) Retornando aos primórdios descobre-se que o uso de armas químicas, como forma rápida de aniquilação, já era utilizada na Índia nos anos 2000 a.c,. (Sem vírgula. Usa-se ponto final) Entretanto, ficou mundialmente conhecida durante a primeira Guerra Mundial, (Sem vírgula) quando o alemão Fritz Haber descobriu e utilizou pela primeira vez o gás de cloro e posteriormente o de mostarda.

O homem é o ser mais poderoso da terra, pois ele é racional, sabe que se buscar tudo pode (Tipo de construção clichê). No entanto, destrói a sua própria raça como forma de demostrar sua superioridade, acabando com cidades inteiras para transformar o outros submisso (Reformule). O uso de armas químicas é um exemplo disso, pois em poucos minutos uma cidade bombardeado tem seus cidadãos todos afetados, (Sem vírgula) por um preço relativamente baixo (Como assim? Reformule essa ideia).

Nesse sentido as armas biológicas também vieram a contribuir com esses desastres, já que doenças se tornam viras do dia para noite (Como assim?), fazendo com que uma grande massa da população seja afetada deixando toda país infectado. Percebe-se isso em vários lugares, como exemplo o Brasil, que vem enfrentando cada vez um mosquito mais forte da Dengue, que passa a infectar com várias doenças de uma vez, sequelas desse problema perpetuarão na sociedade, pois a crianças contaminadas com Zika que desenvolveram microcefalia serão os futuros adultos do amanhã e o Governo terá que bancar com todas as despesas.(Como isso se relaciona com o tema? Reflita acerca dessa construção) 

Desse modo, percebe-se, que o ser humano possui uma grande capacidade de destruição e pode chegar ao ponto de exterminar cidades inteiras apenas para se tronar superior (Essa ideia não está tão evidente no seu texto. Reformule a sua linha de argumentação para que isso fique claro), seja como forma de demostrar domínio no campo econômico como político, mesmo que para tal seja necessário utilizar meios proibidos e desumanos como as armas químicas e biológicas que fazem da morte um espetáculo de terror. (Reformule)

Comentários do corretor


Usa-se letra maiúscula no início da frase. 

Argumentos clichês. Evite-os. 

Não há tese. 

Reveja o uso da vírgula. 

Reformule o último parágrafo. Faça um projeto de texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Há problemas na construção de sentido. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200