Desde o surgimento dos seres racionais na Terra, à todo momento foram sendo sendo criados novos métodos de defesa, que vem desde as pedras pontiagudas de nossos primórdios, até as armas químicas de alta tecnologia, (Sem vírgula) criadas atualmente.
As armas químicas tem um grande poder de destruição em massa, (Ponto final) em vista disso, a ONU proibiu o uso (Quando? Apresente esse fato e explique o porquê disso ter acontecido) das tais. Na Síria, (Sem vírgula) morreram 80 pessoas devido ao uso ilegal do gás Sarin, covardemente utilizado pelo próprio líder do país, o diatdor Bashar-al-Assad. (Argumentação limitada)
O espantoso é a capacidade do ser humano de destruir o seu semelhante de uma forma tão absurda, em que você em sua casa não está em segurança, pois a qualquer momento uma nuvem química pode destrui-lo. O mais espantoso ainda, (Sem vírgula) é a morte de civis que não tem nenhum tipo de ligação com atos ilegais. (Argumentação limitada)
Atos cruéis como este de falta de compaixão, respeito e amor ao próximo, (Sem vírgula) devem ser severamente punidos e principalmente criar um serviço de inteligência que controla controle quaisquer tipos de poder de destruição e previna ataques covardes como este.
Comentários do corretor
Não apresenta tese. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Argumentação limitada a clichês. Evite a ocorrência disso no texto.
Estude coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no seu texto.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |