Aprovada de forma abrupta a Medida Provisória Número 746 de 2016, reprovada por 94% da população, essa reprovação agrega vários fatores e dentre eles é possível ressaltar armadilhas por parte do governo, que em vez de qualificar a formação profissional, joga o jovem de classe trabalhadora diretamente no mercado de trabalho. Um jovem de 16 anos nem sempre está apto a fazer escolhas tão decisivas em sua vida, essa opção é pobre em possibilidades.
O governo alega que a MP tem como objetivo principal manter e atrair os jovens na escola, aponta também a defasagem no ensino, o aumento da carga horária e a estagnação no ensino brasileiro comparado a outros países. O governo quer deixar a escola atraente para o aluno, dando-lhe a oportunidade de escolher dentre um ou mais itinerários formativos, alega ainda que treze disciplinas é um excesso e que quer dar autonomia ao jovem.
A MP tem aspectos de governo privatista, essa medida é uma manobra do governo que ao invés (que, em vez de) de trabalhar as dificuldades, está procurando meios para diminuir os repasses dos recursos [vírgula] como é o caso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, [sem vírgula] (FUNDEB). Ao dar oportunidade de emprego a jovens [de] baixa renda, reduz as chances de igual acesso a oportunidades e desenvolvimento intelectual. Um aluno que não se aprofunda nas Ciências Humanas deixa de ser um ser pensante.
Uma grande parte das escolas não têm [tem] estruturas para que os alunos fiquem quatro horas, a grande maioria encontra-se sucateada, sem possibilidades e condições adequadas para manter o aluno na escola. A sociedade é soberana e está cobrando participação nas decisões, [ponto final ]é preciso pressionar o Estado para que haja diálogo na elaboração das propostas, o povo deve ir as [às] ruas e manifestar-se. O governo deveria incentivar e criar melhores condições, promover igualdade para que o jovem possa ir além do ensino médio, as propostas devem priorizar à [a] formação humana e cidadã.
Comentários do corretor
O texto apresenta muitas afirmações de teor opinativo, mas pouco comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com fatos. Para isso, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
O parágrafo destacado traz inúmeros pontos, mas não define bem o tema proposto. Organize suas ideias e desenvolva uma raciocínio lógico.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |