Percebe-se que a reforma do ensino médio é um tema que causa opiniões contraditórias, e é notável que o Brasil necessita-se de uma, mas não uma inesperada, sendo assim, a reforma não é uma solução para a educação no país.
O Brasil precisa de uma reforma na educação, mas não uma que exclui as opiniões da população e [vírgula] principalmente [vírgula] dos professores e alunos, que sabem os defeitos e onde melhorar o ensino. Vale ressaltar que que o projeto já foi colocado como medida provisória para não depender das convicções do povo e também para a aceleração do andamento, sem precisar de muitas autorizações de setores do governo.
Levando-se em consideração, [sem vírgula] que o projeto altera a grade curricular, eliminando disciplinas fundamentais para a formação de um bom cidadão consciente e colocando-as em áreas como opção para os estudantes, que de certo modo não têm uma maturidade suficiente para escolher com confiança uma área especifica para complementar e aprofundar, que [vírgula] no futuro próximo [vírgula] vão se especializar na faculdade.
Além disso, com o aumento da carga horária, [sem vírgula] e as escolas em ensino integral, será um obstaculo [obstáculo] para alunos que querem e precisam entrar no mercado de trabalho, como jovens aprendizes ou estagiários, que iram [irão ter que decidir entre trabalhar ou estudar, porque em pleno século vinte e um muitas famílias estão em condições econômicas precárias.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema, [ponto final] cabe a [à] população e os [aos] professores reagirem e organizarem manifestações pacificas contra a reforma do ensino médio e também o ministério da educação realizar uma pesquisa online [on-line] , no qual [na qual] alunos e seus mestre [mestres] possam dar sugestões e opiniões onde é preciso reorganizar o ensino.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, mas, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum!
Você não concluiu o raciocínio começado no parágrafo destacado.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |