O futuro do ensino médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente, o governo do estado apresentou uma medida provisória em relação ao ensino médio, que prevê uma série de mudanças, levando-se em conta que criou uma grande repercussão de opiniões contraditórias.

O governo optou a [por uma] medida provisória que seria uma escolha mais ágil e de curto prazo para uma aprovação mais breve, com isso [vírgula] exilou as opiniões da sociedade, educadores e dos próprios alunos do ensino médio.

Com tudo, o projeto antevê um aumento de carga horária, [sem vírgula] e das disciplinas que serão obrigatórias e uma alteração na grade curricular, que permitirá que o aluno escolha, a partir de determinado ponto [vírgula] uma área de especialização, ou também a opção dos cursos técnicos que estarão incluindo [incluindos na reforma.

No entanto, é notário saber que na [a] proposta feita está integrando a diminuição de certas matérias disciplinares, que também tem [têm] uma enorme grande importância para um bom desenvolvimento metal [mental] do aluno, com isso, talvez não será a solução para melhorar a educação do país, pois eis a importância de todas disciplinas para gerar bons progressos.

Vale ressaltar, se bem que não são todas [as] escolas que constituem uma estrutura estável para estabelecer cursos de nível técnicos. Assim, gerando uma grande injustiça nas escolas que não tem uma condição para implantar os cursos. Como também deixando as escolhas das áreas nas mãos de jovens que não são capazes ainda de ter uma certa maturidade para saber o que realmente quer fazer.

Dessa forma, é necessário discutir e integrar a opiniões dos cidadãos, principalmente dos educadores e alunos para saberem o que é necessário incluir e remover, pois é de quem de fato têm [quem de fato tem] as respostas para a melhoria da educação no Brasil, como também o governo deve instituir um site para que a população deixem [possa] opinar e solicitar propostas para os ajustes da reforma do ensino médio.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas de escrita e faz uma abordagem superficial do tema proposto, não se sobressaindo ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e também seu nível de escrita. 

As afirmações destacadas em vermelho estão mal articuladas e não fazem sentido. Atentar para a escrita!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200