Atualmente, se discute muito sobre a situação da educação no Brasil (Por quê?) , há diversos problemas na mesma, e, (Ponto final) como forma de melhorar a situação (Vírgula) o Ministério da Educação (MEC) propôs uma reforma educacional no ensino médio das escolas públicas do país, com propostas que visam o aumento da carga horária de 800 para 1400 horas, uma grade de matérias com foco nas áreas em que o aluno pretende seguir carreira (Vírgula) e a opção de poder substituir as matérias opcionais pelo ensino técnico, (Ponto final) porém, até que ponto todas as medidas apresentadas são uma solução ou um problema?
De acordo com o artigo 205 da Constituição (Vírgula)a educação é direito de todos, sendo dever do estado garantir uma educação de qualidade, mas no atual sistema educacional muitas pessoas acabam sendo excluídas, mais de 1,7 milhão de jovens não estudam nem trabalham, é uma grande quantidade de pessoas que se tornarão membros da sociedade sem o ensino médio completo, (Ponto final) além disso (Vírgula) o ensino médio atual possui como foco o vestibular para a entrada em um ensino superior, não apresentando saídas para quem não o pretende cursar (Como assim?), o sistema atual é ultrapassado e exclui todos esses jovens da escola e de sua atual metodologia (?), por isso a reforma apresentada é uma ótima inciativa para a mudança educacional do país.
Apesar de todas as melhorias apresentadas, a reforma gera discussões e desconfiança sobre a mesma, principalmente pelo fato de ser uma medida provisória, ou seja, não foi votada e apresentada para a população para depois ser aprovada,e, se o tempo na escola vai aumentar não há lógica em retirar matérias inteiras da grade curricular (Como assim? As ideias aqui presentes estão confusas. Cuidado ao fazer algumas afirmações. Reflita).
Portanto, uma reforma é necessária, pois como o filósofo Immanuel Kant uma vez disse (Dois pontos)“O homem é aquilo que a educação faz dele”, (Ponto final) uma educação de qualidade é a base que possibilita o desenvolvimento das pessoas e às formam para serem cidadãos atuantes em sua sociedade, mas o projeto do MEC possui muitas falhas que poderiam ser minimizadas se fosse explicado o que é o projeto para a população, e, se eles escutassem a opinião e sugestões da mesma, (Ponto final) outra ação que traria resultados é, por ter um aumento significativo no período que o aluno passará na escola, eles deveriam estipular como matérias obrigatórias o básico de cada matéria que já faz parte da grade curricular, pois assim o estudante terá contato com todas, aprenderá os conceitos básicos e saberá escolher em qual ele realmente quer se profundar com base em experiência com as mesmas (Como assim?).
Comentários do corretor
Evite expressões clichês no seu texto.
Apresente fatos na introdução que estarão articulados com o seu ponto de vista.
Problema na construção de sentido no texto. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência.
Observe alguns erros gramaticais no seu texto.
Não há desenvolvimento claro de uma proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |