O Novo Ensino Medio, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, propõe flexibilizar o currículo do ensino médio brasileiro. Dentre as principais mudanças estão o aumento da carga horária, na qual o aluno terá algumas matérias obrigatórias, as demais ele poderá escolher por área de interesse ou optar pelo ensino técnico. (Não apresenta tese. Discussão limitado ao que prevê a reforma)
Certamente, o aumento da carga horária é necessário, pois o professor tem duas a três aulas semanais, que são insuficientes para ensinar todo o conteúdo necessário. Já o ensino técnico pode ajudar o jovem a conseguir um emprego logo que terminar o curso, mas talvez não o prepare para lidar com os vestibulares. Da mesma forma com os demais alunos, pois, (Sem vírgula) ao escolher uma área de formação, não terá bom domínio sobre as outras e isso pode atrapalhar o estudante ao realizar o Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), que dá acesso aos cursos superiores, mas e avalia todas as áreas do conhecimento (Quais? Cite-as).
Além disso, o projeto de reforma não leva em conta sérios problemas como, por exemplo, superlotação nas salas de aula e a indisciplina dos alunos que dificultam o ato de lecionar. Outros problemas são a sobrecarga do professor, que tem pouco tempo para preparar suas aulas e ainda precisam adquirir muitas aulas adicionais para ter um salário melhor; e a falta de profissionais com formação específica, o que normalmente impede que o conteúdo seja ensinado de forma aprofundada. (Reformule as ideias aqui presentes para que o seu ponto de vista fique bem esclarecido)
Portanto, esta reforma no ensino médio pode piorar a qualidade do ensino (Por quê?). Para solucionar ou amenizar os problemas educacionais brasileiros, é necessário um estudo mais aprofundado do assunto e uma discussão pública para chegar a uma decisão mais democrática e realmente eficaz.
Comentários do corretor
Apresente fatos na sua introdução que direcione a sua discussão e evidencie o seu ponto de vista.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência.
Desenvolva expondo e exemplificando o porquê do que você propõe como intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |