Por uma decisão melhor - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 23/03/2017

Status:

Corrigida
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O Novo Ensino Medio, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, propõe flexibilizar o currículo do ensino médio brasileiro. Dentre as principais mudanças estão o aumento da carga horária, na qual o aluno terá algumas matérias obrigatórias, as demais ele poderá escolher por área de interesse ou optar pelo ensino técnico. (Não apresenta tese. Discussão limitado ao que prevê a reforma)

Certamente, o aumento da carga horária é necessário, pois o professor tem duas a três aulas semanais, que são insuficientes para ensinar todo o conteúdo necessário. Já o ensino técnico pode ajudar o jovem a conseguir um emprego logo que terminar o curso, mas talvez não o prepare para lidar com os vestibulares. Da mesma forma com os demais alunos, pois, (Sem vírgula) ao escolher uma área de formação, não terá bom domínio sobre as outras e isso pode atrapalhar o estudante ao realizar o Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), que dá acesso aos cursos superiores, mas e avalia todas as áreas do conhecimento (Quais? Cite-as).

Além disso, o projeto de reforma não leva em conta sérios problemas como, por exemplo, superlotação nas salas de aula e a indisciplina dos alunos que dificultam o ato de lecionar. Outros problemas são a sobrecarga do professor, que tem pouco tempo para preparar suas aulas e ainda precisam adquirir muitas aulas adicionais para ter um salário melhor; e a falta de profissionais com formação específica, o que normalmente impede que o conteúdo seja ensinado de forma aprofundada. (Reformule as ideias aqui presentes para que o seu ponto de vista fique bem esclarecido)

Portanto, esta reforma no ensino médio pode piorar a qualidade do ensino (Por quê?). Para solucionar ou amenizar os problemas educacionais brasileiros, é necessário um estudo mais aprofundado do assunto e uma discussão pública para chegar a uma decisão mais democrática e realmente eficaz.
 

Comentários do corretor


Apresente fatos na sua introdução que direcione a sua discussão e evidencie o seu ponto de vista. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência. 

Desenvolva expondo e exemplificando o porquê do que você propõe como intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200