Um Brasil espelhado - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 23/03/2017

Status:

Corrigida
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Finlândia, um país onde 66% dos estudantes chegam a faculdade. País que já chegou no topo de rankings internacionais, chegando a ter o melhor sistema educacional do mundo, (Sem vírgula) e continua sendo referência atualmente (Explique o porquê disso).

No ensino educacional do Brasil há muitas falhas, digo que a reforma não sera totalmente a solução, mas será o começo. Temos vários exemplos de sistemas de ensino excelentes pelo mundo, Finlândia, Estados Unidos, Coreia do sul etc. Todos esses países implementaram esse novo ensino médio, e deram muito certo (Explique o porquê de ter dado certo). Acredito (Uso de primeira pessoa) que será um processo demorado, mas daqui alguns anos veremos a diferença real na educação brasileira. Como nos Estados Unidos, os jovens terão a liberdade de se aprofundarem em matérias de seus interesses, tanto pessoal como profissional. Digo com essa reforma muitos estudantes que não podem arca com taxas sobre os cursos técnicos, terão essa oportunidade, com aulas teóricas e práticas em sua própria escola.

Um Brasil espelhado, que se orienta a partir de novos conceitos e ideias (Quais?), um Brasil que fará uma nova educação, novos cidadães e uma nova nação.

Comentários do corretor


Introdução limitada. Apresente a tese. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Não apresenta proposta de intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita. Mencione fatos que sustentarão o seu ponto de vista acerca do assunto. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200