Finlândia, um país onde 66% dos estudantes chegam a faculdade. País que já chegou no topo de rankings internacionais, chegando a ter o melhor sistema educacional do mundo, (Sem vírgula) e continua sendo referência atualmente (Explique o porquê disso).
No ensino educacional do Brasil há muitas falhas, digo que a reforma não sera totalmente a solução, mas será o começo. Temos vários exemplos de sistemas de ensino excelentes pelo mundo, Finlândia, Estados Unidos, Coreia do sul etc. Todos esses países implementaram esse novo ensino médio, e deram muito certo (Explique o porquê de ter dado certo). Acredito (Uso de primeira pessoa) que será um processo demorado, mas daqui alguns anos veremos a diferença real na educação brasileira. Como nos Estados Unidos, os jovens terão a liberdade de se aprofundarem em matérias de seus interesses, tanto pessoal como profissional. Digo com essa reforma muitos estudantes que não podem arca com taxas sobre os cursos técnicos, terão essa oportunidade, com aulas teóricas e práticas em sua própria escola.
Um Brasil espelhado, que se orienta a partir de novos conceitos e ideias (Quais?), um Brasil que fará uma nova educação, novos cidadães e uma nova nação.
Comentários do corretor
Introdução limitada. Apresente a tese.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita. Mencione fatos que sustentarão o seu ponto de vista acerca do assunto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |