A reforma do Ensino Médio tem gerado bastante polêmica devido as suas proposta (Fale sobre a proposta) de ensino para os próximos anos.Mas nem todos (Nem todos quem?) estão satisfeitos com essa mudança (Por quê?).
Muitos alunos são contra, devido á carga horária que irá aumentar, disciplinas que não serão mais obrigatórias (Quais disciplinas não serão obrigatórias? Fale sobre elas no seu texto e evidencie um possível problema). Já outros aprovam principalmente por causa dos cursos técnicos. (Discussão limitada)
Um ponto muito interessante dessa reforma é o oferecimento de cursos técnicos (Ponto final), agora quem concluir o ensino médio, já sairá com um curso técnico, e antes alguns alunos terminavam o ensino médio primeiro para depois fazer um curso técnico (Observe que há uma generalização aqui, pois nem todos fazer curso técnico após terminar o ensino médio).
Mas outro ponto que gera muita dúvida e discordância é sobre as disciplinas que não serão mais obrigatórias. Todos nós sabemos que o ensino em redes públicas é muito fraco comparado ao de escolas privadas, e colocando algumas disciplinas como não obrigatórias, (Sem vírgula) acabará prejudicando ainda mais o aprendizado dos alunos (Por quê? Discuta isso no texto).
Todas disciplinas devem ser obrigatórias, porque na hora de fazer o Enem, (Sem vírgula) e outros vestibulares, elas serão todas cobradas.
Há muita coisa (O que é coisa?) ainda para ser analisada, (Ponto final) o governo tem que se preocupar em reforçar mais o conteúdo das disciplinas, a maioria dos alunos terminam o ensino médio sem ter aprendido metade do conteúdo, e isso acaba o prejudicando no futuro (Desenvolva essa ideia, pois ela está confusa).
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não apresenta tese.
Apresente fatos que sustentem a sua argumentação. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Há problemas na construção de sentido.
Cuidado ao usar a primeira pessoa no texto.
Observe que há erros de concordância.
Não apresenta proposta de intervenção. As discussões estão limitadas ao senso comum.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |