O Brasil, em pleno século XIX, enfrenta sérios problemas no sistema educacional, principalmente no ensino médio (Exemplifique). Diante disso, foi criada uma Medida Provisória (MP) que propõe a reforma do ensino médio. Relativo à essa reforma, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto aspectos negativos. Se por um lado, (Sem vírgula) essa medida possibilita ao aluno optar por áreas de conhecimento de seu interesse;(Vírgula) por outro, a falta de planejamento pode acarretar em problemas.
Os péssimos índices alcançados pelo ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 e a elevada taxa de evasão escolar levaram a medidas urgentes para melhorar essa realidade (Quais medidas?). Os pontos positivos dessa reforma são que os alunos terão a oportunidade de escolher em qual área do conhecimento querem se aprofundar. Além disso, a opção do ensino técnico traz a oportunidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho, principalmente daqueles que não querem ou não tem a chance de ingressar no ensino superior.
Entretanto, apesar dos aspectos positivos, a falta de discussão e planejamento podem trazer problemas. Não só a eliminação de algumas matérias como obrigatórias (Quais?), mas também a ampliação da carga horária vêm causando revolta em estudantes e professores, uma vez que, (Sem vírgula) se mal planejada pode aumentar ainda mais o desinteresse dos alunos e prejudicar os professores.
Sendo assim, é inegável que essa reforma apresenta muitos pontos positivos (Eles não foram tão discutidos no seu texto. Dê exemplos),(Ponto final) porém ainda há muito o que ser discutido (O que ainda falta ser discutido? Deixe isso claro notexto). Dessa forma, é necessário que o MEC apresente de forma mais detalhada a proposta de reforma e promova um debate maior em torno do assunto, utilizando-se das mídias (Quais?), (Sem vírgula) para abranger toda a população. Ademais, é preciso investimentos (Quais investimentos? Dê exemplos) do Governo na capacitação das escolas e de professores para a implantação da nova reforma.
Comentários do corretor
As discussões no texto estão limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação. Apresente fatos para evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema.
Observe que há alguns erros gramaticais.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |