No Brasil colônia, assim como hoje, a corrupção brasileira permeava em diversos níveis de funcionalismo público. Um segundo momento refere-se a mão-de-obra escrava, (Sem vírgula) na agricultura. A escravidão foi considerada necessária e, mesmo com a proibição do tráfico, o governo mantinha-se tolerante e conivente com os traficantes que burlavam a lei.
É comum associarmos a corrupção aos políticos: deputados, senadores, vereadores, prefeitos etc. Não é á à toa que, (Sem vírgula) quase todos os dias jornais e TV apresentam denúncias sobre o mal uso de verbas e recursos públicos, (Sem vírgula) que são desviados e usados para favorecimento pessoal.
Porém a prática desse mal não é praticada exclusivamente pelos políticos ou por pessoas com grande remuneração: empresários, juízes, desembargadores etc. A prova disso é a expressão " jeitinho brasileiro ", dada a habilidades do brasileiro de ter uma resolução criativa para os problemas, também refere-se á capacidade engenhosa de agir de modo corrupto para obter benefícios pessoais.
A transparência no poder político e a conscientização de todos os brasileiros são umas várias soluções para o combate da corrupção no Brasil, tanto na politica, que é onde mais afeta o país economicamente, quanto na sociedade brasileira, que na sua maioria não enxerga que o jeitinho brasileiro é um grande problema e é tão vergonhoso quanto a corrupção política.
Comentários do corretor
Apresente a relação dos fatos apresentados na introdução e a relação que ele possui com a reforma. As informações não possuem nexo.
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |