Corrupção no Brasil - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 21/03/2017

Status:

Corrigida
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No Brasil colônia, assim como hoje, a corrupção brasileira permeava em diversos níveis de funcionalismo público. Um segundo momento refere-se a mão-de-obra escrava, (Sem vírgula) na agricultura. A escravidão foi considerada necessária e, mesmo com a proibição do tráfico, o governo mantinha-se tolerante e conivente com os traficantes que burlavam a lei.

É comum associarmos a corrupção aos políticos: deputados, senadores, vereadores, prefeitos etc. Não é á à toa que, (Sem vírgula) quase todos os dias jornais e TV apresentam denúncias sobre o mal uso de verbas e recursos públicos, (Sem vírgula) que são desviados e usados para favorecimento pessoal.

Porém a prática desse mal não é praticada exclusivamente pelos políticos ou por pessoas com grande remuneração: empresários, juízes, desembargadores etc. A prova disso é a expressão " jeitinho brasileiro ", dada a habilidades do brasileiro de ter uma resolução criativa para os problemas, também refere-se á capacidade engenhosa de agir de modo corrupto para obter benefícios pessoais.

A transparência no poder político e a conscientização de todos os brasileiros são umas várias soluções para o combate da corrupção no Brasil, tanto na politica, que é onde mais afeta o país economicamente, quanto na sociedade brasileira, que na sua maioria não enxerga que o jeitinho brasileiro é um grande problema e é tão vergonhoso quanto a corrupção política.

Comentários do corretor


Apresente a relação dos fatos apresentados na introdução e a relação que ele possui com a reforma. As informações não possuem nexo. 

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200