Desde a colonização do Brasil feita por imigrantes italianos, espanhóis, alemães... Houve o objetivo de fazer uso do trabalho braçal, valorizando a produção em massa. (Vírgula) Sem o incentivo para o estudo de novas tecnologias.
A reforma do ensino médio, está embasada nos índices estagnados do ensino médio básico, onde 1milão de jovens entre 17 anos estão fora das escolas, 1,7 milhões não estão nem no mercado de trabalho. A junção do ensino médio com o ensino técnico, (Sem vírgula) possibilita o aumento da carga horária, cumprida pelo estudante, tornando-o mais qualificado. (Desenvolva as ideias, exponha fatos)
A inserção de jovens no mercado te trabalho, com qualificação e experiência na área escolhida para atuação (Problema na construção de sentido). (Sem ponto final) Só é possível com a unificação das atuais disciplinas, nas quatro áreas do conhecimento (Que seriam?). Dando a oportunidade para cada estudante decidir em que prefere aprofundar o seu conhecimento.(Reestruture as ideias aqui presentes, pois elas estão confusas)
Diante disso, observa-se a quebra de paradigmas, (Sem vírgula) que se tem desde o período colonial (?). Onde só se tinha interesse na mão de obra. Com a reforma do ensino médio, os jovens estar atraídos a voltar as salas de aula. (Sem ponto final) Buscando conhecimento, aliando ao trabalho qualificado.
Comentários do corretor
Não há tese.
Não articula as discussões para construir a argumentação. Exemplifique mais. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |