"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Essas são palavras do pedagogista e filósofo brasileiro Paulo Freire que sintetiza a importância da educação em uma (para a formação de uma) sociedade consciente. Tal reflexão confronta diretamente com a realidade da educação (Qual) brasileira que vem apresentando índices catastróficos (Vírgula) ano após ano, sobretudo (Vírgula) nos níveis fundamental e médio. O que poderia ser feito para contornar esse problema?
Sancionada no dia 16 de março de 2017 (Vírgula) com previsão para vigorar a partir de 2018, a reforma do ensino médio promete mudar esse cenário (Qual?). A medida prevê o agrupamento das 13 disciplinas do ensino público nacional em quatro grandes áreas: Ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Além da opção de cursar o ensino técnico simultaneamente e sair do ensino médio com dois diplomas. (Expõe, mas não argumenta)
Além disso, a reforma do ensino médio visa aumentar a carga horária para cumprir a meta seis do Programa Nacional de Educação (PNE) de até 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica estejam em tempo integral. Com isso (Vírgula) os estudantes terão muito mais tempo para desenvolver suas habilidades e isso refletirá em melhores resultados nos índices que avaliam a qualidade da educação.
Assim sendo, fica evidente (É preciso apresentar mais argumentos para que isso fique evidente) que a reforma do ensino médio mostra-se uma medida eficaz porém, por si só, não resolve todo o problema. É necessário que a população cobre dos seus governantes a ampliação das mudanças para outras esferas educacionais, além de melhores salários e valorização dos professores. Só assim a verdadeira mudança (O que seria essa verdadeira mudança?) poderá ser alcançada.
Comentários do corretor
Compreende a estrutura do texto, mas expõe muito e argumenta pouco. Procure articular mais as ideias do seu texto para reforçar o seu ponto de vista.
Continue exercitando a escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |