(1) A reforma do ensino médio é uma solução para a crítica situação (Fale mais sobre essa situação crítica) da educação no Brasil. Essa reforma tem como objetivo atrair mais jovens para a escola e melhorar a qualidade de ensino do país (De que maneira?), que ultimamente está em alerta com o número de jovens que não estudam nem trabalham.
Os jovens têm muitas incertezas de qual (sobre qual) caminho seguir em sua jornada profissional (Por quê? Exemplifique). Com o novo ensino médio essas preocupações(Quais preocupações?) irão acabar, os estudantes poderão optar pelo ensino técnico para facilitar a decisão de qual área específica no mercado de trabalho seguir, e com isso poderão conseguir uma oportunidade de emprego mais fácil, após o término dos estudos.
Essa nova proposta de ensino anunciada pelo Ministério da Educação foi baseada nas escolas de países que tratam a educação como prioridade. A Coreia do Sul, França, Inglaterra, Portugal e Austrália são alguns exemplos de que essa reforma tem que acontecer (Por que esses países são exemplos? Desenvolva isso no seu texto) e rápido, pois o ensino médio do Brasil está ruim e defasado (Redundância) e não pode continuar. (Discussão limitada; reelabore)
(2) O novo ensino médio pode mudar a situação das escolas públicas do Brasil, são inúmeros os benefícios dessa reforma para a juventude brasileira. Ultimamente, a qualidade da educação no Brasil é precária e a reforma pode ser uma solução de melhorar o ensino e assim o Brasil possa avançar mais e mais na educação (Veja alguns elementos coesivos que podem melhorar a coerência no seu texto).
Comentários do corretor
(1) Apresenta tese, mas não desenvolve a introdução de forma satisfatória.
(2) Reveja o modo de desenvolver a conclusão; não apresenta proposta.
Há ideias importantes no texto, no entanto, elas precisam ser desenvolvidas.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |