É notório que a reforma do ensino médio no Brasil traz divergências de opiniões, principalmente em movimentos sociais e entidades ligadas à educação (Por quê?). Dentre tantos fatores, (Sem vírgula) relevantes destacam-se:(Sem os dois pontos) aspectos favoráveis e contrários para a melhoria da qualidade de ensino do país (Quais? Exemplifique).
(1) Sabe-se que á (a) reforma do ensino médio vem para favorecer (Por quê? Desenvolva melhor essa ideia), implementando a opção de curso técnico inserido ao ensino médio na educação do pais (país), que por sua vez tem um ensino publico de baixíssima qualidade e abandono escolar (Exemplifique e discuta as causas), comprometendo o futuro de jovens estudantes. Segundo índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) (Vírgula) 1,7 milhão dos jovens de 15 a 24 anos nem estuda, nem trabalha e o desempenho em português e matemática e (é) menor hoje do que em décadas atrás (Por quê?).
(1)Além disso, o grande problema do ensino médio no Brasil não é curricular como trás (traz) a questão da reforma, deixando de lado disciplinas não obrigatórias, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no aprendizagem dos alunos e no crescimento das escolas. Tantas vezes, mau (mal) remunerados, nem um pouco incentivados e escolas com poucas estruturas para poder o estudante ter uma educação de qualidade (O que seria essa "educação de qualidade?). De acordo com Immanuel Kant filosofo, o ser humano e aquilo que a educação faz dele (Observe que essa informação não apresenta coerência com o que foi discutido anteriormente).
(2) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Diante disso, antes mesmo de se propor uma reforma de tamanha grandeza, o ministério da educação (MEC) juntamente com a receita federal do Brasil (RFB), movimentos sociais e professores da categoria,(devem) discutir mais a respeito da reforma, por melhorias nas escolas, que muitas não tem se quer estrutura para poder suporta carga integral, o (RFB) que faz o recolhimento de tributos, implementar uma porcentagem de imposto recolhidos da população, usar em estruturas para escolas e implementação de tecnologia de qualidade, já que a carga horaria (horária) vai ser aumentada gradualmente no ensino, para que não fique um dia-a-dia (dia a dia) desgastante para o professor e o aluno e por último (Entre vírgulas) reajuste de piso para professores valorizando o docente em sala de aula.
Comentários do corretor
(1) Reveja alguns elementos coesivos que podem te auxiliar a escrever um texto mais coerente.
(2) Apresenta, de modo superficial, uma proposta de intervenção.
O texto apresenta muitas ideias interessantes, mas é necessário que haja articulação das ideias expostas.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |