A reforma do ensino médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 19/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da reforma do ensino médio, que consiste basicamente na flexibilização da grade curricular, permitindo ao estudante escolher uma área do conhecimento para aprofundar seus estudos. Afinal, a reforma do ensino médio seria a solução para a questão (Qual?) da educação no Brasil (Desenvolva essa ideia)?

(2) Ao se (sem "se") examinarem (examinar) alguns fatores como, por exemplo,  o desempenho dos alunos nas avaliação nacionais (Quais avaliações nacionais?), verifica-se que a educação no país é péssima (Qual séria a causa desse resultado? Procure trabalhar isso no seu texto). Isso sem contar com os altos níveis de desistência (Exemplifique). Alguns argumentam que, com a reforma do ensino médio, esses índices diminuiriam, tendo em vista que o aluno apenas estudaria as matérias de seu interesse, (Sem vírgula)  ou de sua "vocação". (Procure ressaltar o seu ponto de vista)

Por outro lado, a unificação das disciplinas em quatro grandes áreas faria com que o adolescente não tivesse uma visão completa acerca dos assuntos mais importantes de cada disciplina (Por quê? Desenvolva melhor essa ideia). Além disso, observa-se que o adolescente, em sua tenra idade (utilize outro termo), muitas vezes ainda não é capaz de escolher qual profissão seguir, ou até mesmo discernir em qual área mais lhe agrada, o que torna complicada a aplicação prática da reforma.(Discussão limitada)

(1)Em virtude dos fatos acima mencionados, percebe-se que a proposta de reforma do ensino médio é de fato precipitada (Não está explícito no texto), e (sem o "e") além de não ser a solução (Por quê? Desenvolva isso em seu texto), pode tornar a educação brasileira ainda mais precária.

Comentários do corretor


(1) Seria interessante rever a estrutura de conclusão do texto. Isso, pois, não apresenta proposta de intervenção. 

(2) Queísmo. Utilize outros pronomes relativos. 

O texto apresenta discussões interessantes, mas elas precisam ser mais desenvolvidas. Apresente o seu ponto de vista, para não ficar limitado ao que é dito pelo outro. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200