(1) A busca por um ensino de qualidade remonta aos séculos XVIII e XIX com a criação, por exemplo, do Colégio D Pedro II, sob jurisdição da coroa, por onde pas- saram vários presidentes (No que isso influência na nova reforma?). Muitas alterações foram propostas (Quais? Exemplifique) em por leis desde então, a reforma do ensino médio é necessária e bem-vinda, percebe-se no entanto que as mudanças apesar de criar um ambiente formativo mais atraente e rico, trazem muitas dificuldades na sua implementação e manutenção, um ensino de qualidade traz benefícios para o cidadão e consequentemente propicia uma sociedade melhor (Problema de coerência).
(2) O estudante carece, além (Não é necessário) de um ensino de qualidade,(Sem vírgula) e de um ambiente motivador que atenda suas necessidades e expectativas (Quais expectativas? Cite-as), com o incremento de 600 horas/aula por ano haverá mais tempo para investir na educação e,(Sem vírgula) menos tempo esses jovens estarão nas ruas. As cinco áreas chamadas "itnerários formativos" trazem avanços (Por quê? Desenvolva essa ideia), o curso técnico possibilita o acesso do jovem ao mercado de trabalho, bem como a possibilidade de dedicarem 18 meses do ensino médio à sua área de interesse na continuidade de seus estudos os despertará para uma melhor escolha de uma futura profissão.
Apesar disso, cabe ressaltar que a implementação de mudanças tão drásticas traz consequências que precisam ser percebidas. A escola não tem capacidade física para atender esses estudantes em tempo integral (Qual seria a capacidade física ideal?), (2) ademais haverá um aumento no número de alunos oriundos da rede privada, que repassará às mensalidades seus custos com a adequação necessária (Como assim? A ideia está confusa).(3) A educação sofre com uma escola pública sucateada com verbas escassas, até mesmo para a merenda, enquanto a privada de alto custo, investe na formação de seus alunos para que ocupem grande parte das vagas nas Universidades Publicas, que deveriam beneficiar a sociedade como um todo .
(4) Em decorrência disso, o Governo Federal através por meio do do MEC deve adequar a implementação das mudanças (Quais mudanças?) de forma gradativa, disponibilizar e fiscalizar os recursos destinados à educação, proporcionar a devida qualificação (De que maneira?) para os professores, (2) além disso a rede privada deve buscar soluções para conter seus custos, mantendo seus alunos menos dias por semana no período integral e evitar contratações desnecessárias, tudo em conjunto com as familias que devem ter participação ativa na vida escolar de seus filhos, dessa forma possamos com o tempo fazer jus ao que pregava Kant (O quê?), é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
Comentários do corretor
(1) Expõe de modo incoerente. É interessante, antes de começar a escrever, elaborar um projeto de texto.
(2) Problemas na construção de sentido.
(3) Reveja e reflita sobre essa afirmação e reelabore o seu argumento.
(4) Proposta de intervenção confusa.
O texto apresenta discussões interessantes, mas as ideias não estão bem articuladas. É interessante procurar saber mais sobre a progressão de sentindo no texto. Reveja coesão e coerência.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |