A nova reforma do ensino médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 19/03/2017

Status:

Corrigida
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(1) A nova reforma do ensino médio tem como objetivo a unificação das trezes treze disciplinas do ensino médio, (Sem vírgula) público nacional, em quatros áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática. O assunto gera debates nacionais com a pergunta: o novo ensino médio será a melhor saída para os jovens? (Não há tese)

Atualmente , muitos jovens estão fora das escolas e muitos nem trabalham; nem estudam (Qual seria a possível causa disso? É interessante que haja uma discussão sobre isso no seu texto). A nova reforma do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), (1) visa a volta desses jovens as escolas e,além disso , com a possibilidade de escolha das matérias que querem estudar.

(2) Essa mudança mudaria, completamente, (Sem vírgulas) o ensino público e afetaria, ou melhoraria,(Melhoraria de que forma? Procure evidenciar isso) o ensino das populações de baixa renda que estudam em colégios públicos.

(2) O que muitos (Quem são esses muitos?) se (Sem "se") questionam é o motivo das escolas particulares não adrirem a esse novo modelo , mas o porquê disso se esse novo ensino trariam melhorias aos jovens? (Há problema na construção de sentido)

(2) Há tantos pontos positivos;(Uso inadequado do ";") como negativos. Pode-se  ver como pontos positivos: a possibilidade de um novo ensino diferenciado, o incentivo a à volta desses jovens à escola. E como pontos negativos: a mudança total de uma grande currícular que afetaria os jovens (Afetaria de que maneira?).

O problema não está na questão da mudança, mas sim de um país que muito investe em edução (É interessante mencionar dados para dar validade a essa argumentação) e não traz resultados. É preciso muito mais que isso para construir e desenvolver um país (Dê exemplos). Portanto, o novo ensino médio tem que trazer uma nova proposta que não afetaria os jovens (Afetar em que sentido?), e que o alto investimento trouxesse mudanças perceptíveis (Quais mudanças? Exemplifique) à para a  sociedade.

Comentários do corretor


(1) Problema de construção de sentido.

(2) Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Recomendo que você faça um projeto de texto para conseguir desenvolver suas ideias com coerência. Há argumentos, mas são limitados. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200