(1) A nova reforma do ensino médio tem como objetivo a unificação das trezes treze disciplinas do ensino médio, (Sem vírgula) público nacional, em quatros áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática. O assunto gera debates nacionais com a pergunta: o novo ensino médio será a melhor saída para os jovens? (Não há tese)
Atualmente , muitos jovens estão fora das escolas e muitos nem trabalham; nem estudam (Qual seria a possível causa disso? É interessante que haja uma discussão sobre isso no seu texto). A nova reforma do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), (1) visa a volta desses jovens as escolas e,além disso , com a possibilidade de escolha das matérias que querem estudar.
(2) Essa mudança mudaria, completamente, (Sem vírgulas) o ensino público e afetaria, ou melhoraria,(Melhoraria de que forma? Procure evidenciar isso) o ensino das populações de baixa renda que estudam em colégios públicos.
(2) O que muitos (Quem são esses muitos?) se (Sem "se") questionam é o motivo das escolas particulares não adrirem a esse novo modelo , mas o porquê disso se esse novo ensino trariam melhorias aos jovens? (Há problema na construção de sentido)
(2) Há tantos pontos positivos;(Uso inadequado do ";") como negativos. Pode-se ver como pontos positivos: a possibilidade de um novo ensino diferenciado, o incentivo a à volta desses jovens à escola. E como pontos negativos: a mudança total de uma grande currícular que afetaria os jovens (Afetaria de que maneira?).
O problema não está na questão da mudança, mas sim de um país que muito investe em edução (É interessante mencionar dados para dar validade a essa argumentação) e não traz resultados. É preciso muito mais que isso para construir e desenvolver um país (Dê exemplos). Portanto, o novo ensino médio tem que trazer uma nova proposta que não afetaria os jovens (Afetar em que sentido?), e que o alto investimento trouxesse mudanças perceptíveis (Quais mudanças? Exemplifique) à para a sociedade.
Comentários do corretor
(1) Problema de construção de sentido.
(2) Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Recomendo que você faça um projeto de texto para conseguir desenvolver suas ideias com coerência. Há argumentos, mas são limitados.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |