Desde a pré-história a espécie humana vem absorvendo conhecimento e este evolui ao longo do tempo. O Brasil, no entanto (Vírgula) não está acompanhando este desenvolvimento (Observe essa afirmação e reflita. Não ficou estranho? )na sua educação média (Vírgula) como mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso (Vírgula) o governo federal propôs uma reforma no ensino médio (Explique que reforma seria essa) que irá melhorar a qualidade do ensino (Melhorar sob qual perspectiva? Exemplifique) . Alguns pontos desta proposta são: a flexibilização da grade curricular e a opção de realizar um curso técnico enquanto cursa o ensino médio.
Com a flexibilização o ensino ficará mais qualitativo, já que o estudante poderá se dedicar mais as disciplinas de seu maior interesse, e isso pode ajudar a combater um grande problema: a evasão escolar que ainda acomete milhões de jovens no brasil Brasil. (Discussão limitada)
Outro ponto de extrema importância para alunos pobres, ou que não pretendem prestar algum vestibular, é o ensino técnico,(Sem vírgula) apos após a conclusão do curso o estudante está estará pronto para adentra adentrar o mercado de trabalho, fazendo a taxa de desemprego ser reduzida gradativamente. (Discussão limitada)
A reforma do ensino médio, portanto, é uma medida de aprimoramento da educação. Todavia, ela precisa ser atrelada a investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e o indispensável apoio familiar ao colégio. Com essas mudanças (Vírgula) a educação terá uma progressiva melhora.
Comentários do corretor
O texto traz alguns fatos que não são explorados de forma satisfatória. Recomendo que exemplifique mais e recorra a outras áreas de conhecimento para sustentar os seus argumentos. Além disso, recomendo que faça um projeto de texto antes de começar a escrever.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |