(1) No final do ano de 2016, no Brasil, tivemos uma nova proposta pelo governo: A a reformulação do Ensino médio. Diversos habitantes do país já ouviram falar, mas não sabem ter um posicionamento ou opinar sobre o assunto.
A reforma do ensino médio, (Sem vírgula) reduz a duração de três anos para um ano e meio, aumenta a carga horária, e tem como ideia retirar algumas matérias como artes, educação física, filosofia e sociologia do currículo mínimo obrigatório, e deixar os alunos ou responsáveis escolherem o que o aluno irá estudar. O lado bom desta proposta é que o governo oferece ao aluno um curso técnico, mas, em contra partida, (3) o aluno que ainda não decidiu sobre qual profissão seguir, vai ficar perdido e corre o risco de tomar uma decisão equivocada 9equívocada) sobre seu futuro profissional. (2) (Argumetação limitada)
Existem vários colégios técnicos pelo Brasil e não é difícil entrar nem de encontrá-los, basta estudar para fazer uma prova e em caso de aprovação o indivíduo fará um técnico com qualidade na unidade em que desejar. Para aumentar a carga horária, devemos ter dinheiro, (Sem vírgula) para pagar as contas, alimentação dos alunos, aumentar o salário dos professores, e como sabemos, o país está em crise e não tem dinheiro para manter aquilo que tem, que dirá para botar em prática um projeto onde as chances de dar errado são imensas. (4)
Não é ideal retirar disciplinas como artes, que estimula a sensibilidade dos alunos e educação física que incentiva a prática de esportes. Vale lembrar que é necessário exercitar o corpo e a mente para termos um melhor desempenho. Mas, no caso de sociologia e filosofia é um caso a se pensar, pois essas são as matérias que "ensinam a pensar", e se são matérias que ensinam a pensar,a grade delas não deveriam ser feitas por pessoas ligadas ao governo, para não ter influência sobre o pensamento dos alunos sobre diversos assuntos.A grade delas, deveriam ensinar realmente a pensar e não repercutir um discurso que foi"imposto". (4)
Grandes potências como a Inglaterra, França e Coreia do Sul adquiriram este esse método de ensino e muitos dizem (Quem?): "se deu certo lá, vai dar certo aqui". Mas a primeira coisa a se pensar é que não deve haver comparações entre as nações, já que as realidades são completamente distintas (Exemplifique).Não podemos comparar países desenvolvidos com um país subdesenvolvido. Um jovem que passa o dia inteiro em um colégio, não pode sair diretamente da instituição de ensino para trabalhar, pois, não adianta ter conhecimento teórico quando não se tem o conhecimento prático do dia a dia e conhecimento sobre o mundo. O governo, para influenciar na opinião dos jovens, pagou para um canal no youtube, para falar bem da respectiva reforma. Para começar, foi uma atitude bem apelativa. É uma forma de fazer os jovens concordarem sem ao menos saber direito sobre o que o assunto se trata. Para haver reformulação do ensino médio, tem que ter haver um estudo a longo prazo, (Sem vírgula) sobre o interesse do governo em melhorar a educação e dinheiro para investir. "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", disse Kant.
Comentários do corretor
(1) Não conhece a estrutura da introdução. Apresente fatos e formule a tese.
(2) Problema na construção de sentindo. Recomendo que faça um projeto de texto para que suas ideias fiquem bem desenvolvidas.
(3) Redundância.
(4) Argumentação limitada ao senso comum.
O texto apresenta muitas ideias, mas estão confusas. Além disso, não há uma proposta de intervenção clara.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |