A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Informática provocou rupturas na organização social e política do mundo contemporâneo (Fale sobre essas rupturas no seu texto). Os avanços tecnológicos na área da informação e da comunicação têm provocado uma rápida superação dos conhecimentos (Vírgula) e coloca para os educadores uma questão decisiva: para que serve a Educação, nesta nessa sociedade, se forem mantidos os mesmos padrões de trabalho, os mesmos procedimentos docentes (Quais? Cite-os no texto).
Por isso que a reforma do ensino médio é tão importante (Vírgula) pois, (Sem vírgula) traz novas diretrizes de ensino que o governo planeja implementar através por meio de uma medida provisória (Desenvola essa ideia, pois ela está limitada). Com isso esperam atrair e manter os jovens nas escolas (Por quê?), mas essa reforma deve ser feita de maneira cautelosa para não trazer mais prejuízos ao ensino brasileiro. (Quais prejuízos? Cite-os no texto)
por tanto Portanto (Vírgula) antes da unificação da 13 matérias que serão compostas nas áreas de matemática, linguagem, ciências humanas e ciências da natureza (Vírgula) o governo devera deverá fazer debates entre aos os alunos e os professore (Vírgula) de modo que aperfeiçoe o projeto (Ponto final. Aperfeiçoar de que maneira?)
Comentários do corretor
"Revolução do conhecimento".
Apresenta problemas no desenvolvimento da argumentação.
Não apresenta proposta de intervenção.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Estude coesão, coerência e uso da vírgula.
Há discussões pertinentes ao tema, mas estão limitadas. Apresente fatos que ressaltem o seu posicionamento em relação ao tema.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |