Na atualidade (Expressão clichê), o Homem busca formas de adaptar-se ao meio, através por meio de mudanças que podem até envolver uma grande parcela da sociedade. Nesse viés, o Ministério da Educação(MEC), (Sem vírgula) cria vertentes objetivando uma melhor qualidade na educação brasileira. É necessário analisar atentamente e basear-se nos prós e contras dessas atualizações estudantis, em prol de evitar qualquer futura consequência (Que consequência futura?).
A reforma do ensino médio promete aumentar o número de alunos nas salas de aula, pois de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), há mais jovens fora da escola do que dentro, tornando o país estagnado. Nessa perspectiva, o aluno poderia poderá escolher estre disciplinas que tenha mais afinidade ,tendo algumas como obrigatórias – como matemática – aumentando o desejo do jovem pelo estudo. Ainda Além disso, pode-se terminar o ensino médio com um curso técnico ou profissionalizante, o que mostra que o Governo importa-se com o futuro do país através do jovem . (Expõe, mas a argumentação é limitada)
Porém, alguns deles provavelmente irão estancar e não procurar uma universidade (Alguns deles quem?) , por já (1) estar ‘’satisfeito ‘’ com o curso técnico que tem. Bernadete Gatti, uma pesquisadora da área educacional, citou que ‘’o MEC deveria atacar o maior problema que é a formação dos professores’’, pois muitos eles não estão habilitados a ensinar. Dessa forma, não adianta mudar alguns métodos se não há professores capacitados. Além disso Ainda, muitos estudantes seriam prejudicados em vestibulares por sofrerem da deficiência de não ter terem professores da sua área do conhecimento, prejudicando e desanimando o jovem.
A reforma do ensino médio traz benefícios e malefícios que devem ser analisados de perto (Cite alguns). Portanto, o Governo deve fazer palestras entre os trabalhadores da área educacional, analisando as consequências das reformas para os jovens. A sociedade deve fazer abaixo-assinados e manifestações, mostrando que o ensino e a formação dos professores também devem ser verificadas, em prol da melhor educação possível, por meio de simulados semestrais que mostre evolução do conhecimento. E como o Filósofo Aristóteles ,o povo deve requerer o ‘’meio termo’’, aceitar reformas e exigir outras (2).
Comentários do corretor
(1) Argumento do senso comum.
(2) Como assim?
É interessante recorrer a outras áreas do conhecimento para ampliar a discussão e sair do senso comum. O texto traz alguns questionamentos, mas estão limitados. Antes de começar a escrever a redação, faça um projeto de texto.
Reveja coesão e coerência; uso da vírgula.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |