(1) Pode-se perceber nitidamente que a educação no Brasil sempre esteve mais voltada para o ensino tradicional (Como assim? Desenvolva essa ideia). Fato que contribui para o aumento das já elevadas taxas de evasão escolar (De que modo?), bem como para o desinteresse do aluno em estudar determinada disciplina. Dessa maneira, a reforma do ensino tem, entre outras finalidades, o intuito de solucionar ou diminuir o problema citado (Qual dos problemas citados? A evasão escolar ou o desinteresse por determinadas disciplinas?).
Em um parâmetro global, alguns países já abandonaram o ensino clássico para adotar a forma contemporânea de aprendizado (O que seria ensino clássico e contemporâneo? Fale sobre isso no seu texto). A Escola da Ponte, em Portugal, se tornou modelo em educação atualmente, uma vez que a mesma (Use mesma quando houver sentindo de igual) investe não só no conteúdo teórico, como também se preocupa em formar pessoas capazes de respeitar as diferenças e de exercer a cidadania dentro dos conceitos ético-morais.Essa realidade é diferente nas escolas brasileiras. (Discussão limitada; desenvolva os seus argumentos)
Além disso, uma das questões que se tornou preocupante é quanto ao número de adolescentes fora da escola (Por quê? Explique isso no seu texto). Nesse sentido, faz-se necessário analisar o cerne desse contexto, visto que a resistência em para solucionar o problema da evasão se mostra não na quantidade de matérias, mas na forma em que são abordadas (Explique melhor essa ideia).
Sendo assim, a nova proposta de ensino trouxe mudanças que causaram uma bipolarização da sociedade entre aqueles que são ou não a favor de tal medida (Por quê?). O ensino profissionalizante e o horário de aula integral são outros temas que merecem ser debatidos, posto que grande parte das escolas públicas ainda não têm infraestrutura adequada para adotar tal mudança.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. A essência da democracia é o debate. Dessa forma, o Governo deveria organizar centros de discussões com profissionais da educação entre outros, como também permitir a participação popular, a fim de chegar a um consenso sobre as propostas que a reforma prevê. Por fim, os professores poderiam procurar métodos para deixar seu ensino mais didático, bem como a apresentação de filmes e documentários aos alunos, para assim, (Sem vírgula) minimizar as taxas de evasão escolar.
Comentários do corretor
(1) Não apresenta tese.
O texto apresenta argumentos, mas eles precisam ser mais desenvolvidos.
Apresenta de forma mediana uma proposta de intervenção.
Procure exemplificar mais para reafirmar e sustentar o seu ponto de vista.
Reveja coesão e coerência; uso da vírgula.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |