(2) A reforma do ensino médio trata-se de uma mudança na estrutura do atual ensino médio (Procure usar sinônimos), terá suas diretrizes definidas pela Base Nacional Comum Curricular ((BNCC), tudo que será lecionado estará incluso em cinco áreas, (Sem vírgula) que ficaram ficarão conhecidas como itinerários formativos, onde em que cada escola deverá escolher ao menos um. Tem por objetivo trazer melhoras urgentes (Quais melhorias? Cite-as), visto que pesquisas recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- (IDEB), apresenta resultados trágicos com relação ao ensino nas escolas, no entanto, essa reforma tem levantado diversos questionamentos quanto a sua eficácia. (Limitado aos fatos expostos)
(1) Desde que foi apresentada, essa reforma tem sido alvo de protestos (Fale mais sobre isso;), o que levou a ocupação de muitas escolas por parte dos alunos,(Ponto final) isso se deu, porque, matérias que hoje se encaixam como obrigatórias serão optativas, como sociologia e filosofia, (Ponto final) outro quesito que se tornou alvo de críticas (Vírgula) foi o fato de que professores sem diploma poderão ministrar aula (3) . (Procure construir a sua argumentação apresentando o seu ponto de vista ante aos fatos que você expõe)
Especialistas afirmam (Quais especialistas? Exemplifique) que essa alteração deveria levar em conta a sociedade, e não ter sido simplesmente implementada via MP. Alunos e professores, os principais influenciados prejudicados, deveriam ter voz ativa com respeito a essas modificações (Vírgula) visto que serão eles que irão arcar com os frutos obtidos. (Precisa desenvolver mais essa ideia no parágrafo)
Outro ponto a se levar em consideração, é o fato de que as escolas públicas não terão como fornecer os cinco itinerários (Explique o porquê), resultando assim em mais desigualdades (Que tipo de desigualdade? Deixe isso evidente em seu texto), as escolas mais abastadas, em geral as particulares, continuarão desempenhando melhores resultados e as outras continuarão estagnadas, e as mudanças tão desejadas não ocorrerão.
Decorrente desses fatos, é necessário que essa reforma leve em consideração o público-alvo, (Sem vírgula) através por meio de reuniões (Vírgula) com objetivo de juntar professores e alunos de todo o Brasil, e então para que o o Ministério da Educação reconsidere possa reconsiderar algumas das mudanças (Quais? Pontue a que você achar de maior relevância).
Comentários do corretor
(1) Expõe muito, mas não argumenta; evite usar períodos longos;
(2) Não há tese.
(3) Procure desenvolver essa ideia.
A proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvida.
Há problemas na construção de sentindo no texto. Apresenta alguns pontos importantes, mas não são pouco desenvolvidos. É interessante que você reveja coesão e coerência, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e o uso da vírgula. Além disso, faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |