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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 15/03/2017

Status:

Corrigida
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Relativo à reforma do ensino médio é possível enaltecer tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado esta Medida Provisória (MP) é aplaudida por buscar, por exemplo, a reinserção do jovem na escola, aumentar a carga horária e preparar melhor o jovem para o mercado de trabalho, por outro, é bastante criticada devido à estrutura deficitária da educação brasileira de um modo geral.

No que se refere à  questão dos pontos positivos advindos desta reforma, um dos motivos que pelo qualmuitos a defendem é o de que com ela, vários estudantes voltariam à sala de aula, uma vez que dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram uma evasão escolar exorbitante, chegando a quase dois milhões de jovens que nem estudam nem trabalham. Outro aspecto comemorado é o aumento da carga horária, passando a ser em tempo integral, proporcionando aos alunos mais tempo na escola e, portanto, mais conhecimento. Outra questão elogiada é a inserção de cursos técnicos no ensino médio, dando a possibilidade ao estudante de sair preparado para o mercado de trabalho, principalmente àqueles que encontrarão dificuldades (Cite alguns exemplos) para cursar o ensino superior.

(1) Não obstante, há de se ter cautela na implementação dessa reforma, já que problemas de hoje podem refletir nos resultados colhidos no futuro (Quais seriam? Cite-os). Escolas precisam ser estruturadas (Fale sobre a estrutura que você considera ideal) para atender e receber os alunos integralmente, dado que muitas vezes nem uma simples merenda muitas escolas são capazes de oferecer no modelo atual. Há de se ter também uma boa formação, melhores condições (O que seriam melhores condições de trabalho? Exemplifique) de trabalho e melhores salários para os professores, pois, talvez este esse seja um dos maiores desafios da educação brasileira (Por quê?).

A reforma do ensino médio, portanto, faz-se necessária,(Ponto final) todavia (Vírgula) deve ser bem discutida (Discutida por quem? Exemplifique) para que sejam tomadas as decisões acertadas (Quais seriam as decisões acertadas?). Fala-se que é um modelo baseado no de países que estão obtendo êxito (Exemplifique), no entanto (Vírgula) deve-se levar em conta o desenvolvimento das escolas brasileiras que Desenvolva melhor essa afirmação), certamente, não estão no patamar das desses países. Fato é que várias opiniões acerca do tema são formadas e devem ser observadas com vistas a se  para chegar a um modelo de educação mais ideal para o Brasil. (Qual seria o modelo de educação ideal para o Brasil? Fale sobre isso em seu texto)


 

Comentários do corretor


(1) Use outros pronomes relativos para evitar o queísmo em seu texto. 

O texto possui muitas discussões interessantes e muitos argumentos. Recomendo que exemplifique mais para que a sua ideia sobre o assunto fique clara. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200