(1) Com certeza que a reforma do ensino médio será um problema para a questão da educação desse país (Por quê?), principalmente se duas das medidas dessa reforma entrar em vigor, que por sinal serão elas: é o poder escolha dado ao aluno de só querer cursar uma determinada área, e a opção também dada de fazer aulas técnicas. Essa reforma do ensino médio deve ser embargada para que não piorem o que já se encontra ruim (O que está ruim? Deixe isso evidente em seu texto).
Se a media que está sendo apresentada como reforma do ensino médio, no a qual dar dará aos alunos o poder de optar só por cursar: (Sem dois pontos) Matemática, Linguagens, Ciências humanas e da Natureza, (Sem vírgula) for atendida, todos os alunos terão um conhecimento incompleto (Por quê? Explique) e o pior disso tudo é que, (Sem vírgula) (2) o Mistério da Educação, será cúmplice disso, pois segundo ele, todos irão cursar até a metade do segundo ano um ensino normal, depois daí, eles optariam por fazer uma dessas quatros áreas. Como que querem melhorar a educação se vão reduzir pela metade o conhecimento como o todo desses alunos (Reflita acerca dessa afirmação) ? A resposta será indivíduos que se bobear (Marcas de oralidade) nem conhecerão partes significativas da história do próprio país (Quais seriam essas partes significativas? Exemplifique). Além disso Fora isso, essa medida contribuirá para mais um problema no futuro, na o qual será uma horda de pessoas que só saberá se expressar através de conhecimentos específicos (Desenvolva mais essa ideia).
Outra medida oferecida como proposta de reforma do ensino médio,(Sem vírgula) é a opção do alunos de fazerem aulas técnicas. Tudo bem que nos primeiros anos essa proposta poderá dar certo, porém, só estão esquecendo de algo (Marca de oralidade). Como irão pagar todos esses profissionais capacitados para dar essas aulas, se alegam que o país se encontra recessão (Cuidado com esse tipo de afirmação) ? A resposta para essa pergunta será a desculpa do governo em dizer que nem todos esses profissionais serão pagos na data prevista e que muitos terão que amargar esse prejuízo, isso se não tomarem um calote (Marca de oralidade). Isso de fato causaria muita revolta para esses profissionais, sem contar que esse também seria o cenário perfeito para fomentar inúmeras greves por parte deles, e quem se sairia mais uma vez prejudicado e com cara de bobo, seria o ferrado do aluno.
E é por essas causas citadas acima que essa reforma do ensino médio deve ser embargada para que não piore o que já se encontra ruim. Pois do contrário, esta essa reforma formará futuras pessoas que irão ostentar um baixo conhecimento de mundo ou específico demais, ou ainda, desencadear uma série de revoltas por parte dos professores e alunos que se sentirão todos lesados pelo governo, que por sua vez, pode alegar que não poderá pagar pelas aulas técnicas , porque o país passa por sérios problemas na economia.
Comentários do corretor
(1) Busque outras formas para iniciar o texto.
(2) Cuidado com algumas afirmações.
Há marcas de oralidade em seu texto. Evite-as.
O texto apresenta os argumentos baseados no senso comum.
Reveja coesão e coerência, uso da vírgula e a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 20 | Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 130 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |