(2) Uma das frases mais conhecida conhecidas do filósofo brasileiro Paulo Freire é: “Se a educação
sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Tal assertiva
traz uma visão ampla acerca da enorme importância da educação para o desenvolvimento
econômico e social de um país (Desenvolva essa ideia). Entretanto, no Brasil a educação esta está sucateada (Desenvolva essa ideia), e o índice
de jovens que não estudam e é alarmante (Explique o porquê disso estar acontecendo). (1) Logo, toda sociedade espera na reforma do ensino
médio, colocada proposta pelo governo, reverter essa situação (Por quê?).
Antes de mais nada, o Brasil ocupa oitava posição na economia mundial. É para
imagina imaginar que ele possui uma educação de qualidade (Vírgula) mas a realidade e desesperadora (Por quê? Exemplifique). O
país investe menos de 10% do PIB na educação, os professores recebem salários baixíssimos e
o número de vagas nas universidade universidades publicas públicas e é irrisório irrisória. E, (Sem vírgula) para piora piorar, foi aprovada, no fim do
ano passado, a PEC 241 que vai limitar limita os investimentos na educação nos próximos vinte anos.
Esse caos é refletido na pouca velocidade na qual a qual nosso país cresce, e no número de brasileiros
que vão busca buscar melhores condição condições de vida no exterior. (Como assim? As suas ideias estão confusas)
Por outro lado, o governo federal, buscando contornar essa crise (Qual crise?), esta está propondo a
reforma do ensino médio, através por meio da unificação de todas as disciplina disciplinas em quatro áreas:
Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática; (3) e também a retirada da
disciplina como Filosofia, Sociologia e Educação Física. Todavia, essa estratégia esta fadada ao
fracasso, uma vez que ela não ataca a raiz do problema que é a péssima estrutura e
qualidade de ensino que é oferecida na rede pública (Desenvolva melhor essa ideia). Assim como, a corrupção que desvia
bilhões de reais da educação.
Infere-se, portanto, que o ensino médio não necessita de mudanças em suas disciplinas,
mais sim na administração e gestão orçamentária. Nessa perspectiva, cabe aos governos
estaduais elaborar um plano de carreira para os professores baseado na meritocracia (Reflita essa afirmação; busque o significado de meritocrácia), ou seja
quanto maior for o rendimento da turma maior a renumeração do docente (Como assim?). Do mesmo modo,
o governo federal deve investir 10% do PIB na educação. Isso poderá cria criar mais vagas nas
universidades, instalar equipamento pedagógico modernos e aulas em tempo integral em
todas as escolas públicas. Por fim os empresários devem investir mais em pesquisas nas
universidades (Vírgula) para que muitos estudantes tenham a oportunidade de evoluir seu
conhecimento e gerar tecnologia. Só assim poderemos ver a mudança sonhada pelo
educador Paulo Freire.
Comentários do corretor
(1) Cuidado ao fazer generalizações.
(2) As discussões estão pouco pertinentes ao que propõe o tema. Cuidado com certas afirmações. Elabore a sua tese.
Faça um projeto de texto antes de começar a escrever a redação.
Estude coesão e coerência, concordância verbal e nominal, uso da vírgula, conjugação verbal e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
(3) Problema na construção de sentindo.
Não há proposta de intervenção concreta. Reelabore.
Apresenta alguns argumentos contraditórios.
Há marcas de oralidade no texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 20 | Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 100 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |