(1) Nos últimos anos, o ensino médio brasileiro não tem alcançado bons resultados(Por quê? Discuta essa ideia no seu texto). Desde 2011, o desempenho no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica(IDEB) está estagnada. Portanto, faz-se necessário uma mudança na estrutura do sistema atual (Explique o porquê).
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a proposta a ser aplicada futuramente, (Sem vírgula) é bastante semelhante a de outros países. O ensino médio de Xangai (China) (Vírgula) por exemplo, é considerado o melhor sistema de educação básica do mundo (Explique o porquê). Nessa província, o tempo que os estudantes dedicam aos estudos é de 13,8 horas diárias. Já nos EUA, são mantidos apenas 3 matérias como obrigatórias, as demais ficando ficama critério de cada aluno. Logo, fica explícito que se diminuir o número de matérias é benéfico para o estudante (Isso não está explícito no texto), visto que o aluno irá basear suas escolhas na importância dessas em sua futura profissional.
Ademais, o novo ensino médio irá beneficiar o jovem em sua futura carreira. (Sem ponto final) Já que no decorrer dos seus estudos, o discente irá decidir se é preferível entrar em uma faculdade ou fazer um curso técnico.(Sem ponto final) Ou seja, oportunidades de emprego ou de enriquecer sua educação, serão muito mais acessíveis. (Desenvolva as ideias aqui apresentadas)
Assim sendo, por buscar melhorias na educação brasileira atual (Que tipo de melhoria? Isso não está explícito no seu texto), essa nova reforma deve ser testada. Por fim, o Ministério da Educação deve informar detalhadamente a população sobre essas mudanças, inclusive fazendo consultorias publicas públicas com os interessados, tirando as dúvidas e ouvindo suas sugestões. E a escola, (Sem vírgula) deve buscar inteirar seus alunos sobre os benefícios que essa reestruturação trará (De que modo), (Sem vírgula) tanto na sua vida acadêmica, ???????(Sem vírgula) quanto em seu futuro profissional. Só assim, a educação brasileira irá mudar para melhor.
Comentários do corretor
(1) Desenvolva mais os fatos que estão apresentados na introdução.
Faz-se necessário desenvolver mais os argumentos. Exemplifique.
Apresenta a proposta de intervenção de forma superficial. Reelabore a Conclusão e o desenvolvimento.
Estude: coesão e coerência, uso da vírgula, estrutura do texto dissertativo-argumentativo, conjugação verbal e concordância.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |