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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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Apartir  A partir do governo Brasileiro de Juscelino Kubitschek (Vírgula) o Brasil vem privatizando serviços prestados pelo governo (Dê exemplos), economizando assim recursos em função da educação de qualidade nas escolas. Abrindo mercado consumidor para empresas da área educacional que geram lucros por possuírem excelente qualidade de ensino. (1)

O governo brasileiro (Vírgula) tendo em vista o quanto essa medida de privatização gerou problemas para a sociedade atual, resolveu criar uma nova reforma educacional para investir no futuro de seu país (Fale mais sobre o que seria essa reforma no seu texto). Entretanto, o aumento de carga horária dos estudantes nas escolas ocasiona um desgaste (Por quê?) maior e não são poucos os casos de adolescentes que precisam sustentar suas famílias. (Problema na construção de sentido; apresenta argumentos limitados)

Além disso, tomar a decisão mais importante da vida de um jovem de dezoito anos é de seguir sua carreira profissional com o conhecimento de sua particularidade, de quais matérias seriam a base de sua profissão tendo vista, o conhecimento dessas (Problema na construção de sentido. Essa  afirmação está confusa. Reflita). Dificulta inumeravelmente mais um jovem que irá começar seu ensino médio quais matérias ter como base para o futuro, com matérias não vistas antes como química e física. (Problema na construção de sentido)

Conclui-se que as medidas da petição do novo ensino médio requer mais atenção (Por quê? Isso não está claro no seu texto). (Depois de ponto final inicia-se o período com letra maiúscula) como mais um exemplo, a escolha das matérias obrigatórias desprezam as que irão preencher as mil e seiscentas horas do ano letivo, correndo o risco de professores com matérias menos comuns de serem escolhidas serem demitidos tendo mais um lado negativo. (Apresenta ideais confusas) 

Comentários do corretor


(1) Problema na construção de sentindo. Reveja coesão e coerência. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Os fatos apresentados, a priori, não demonstra relação com o tema. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Observe que você não apresenta proposta de intervenção. Além disso, as ideias do texto não possuem nexo, embora sejam pertinentes ao tema proposto.

Não apresenta a tese. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200