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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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A proposta da reforma do ensino médio pegou muita gente de surpresa e dividiu opiniões entre quem é a favor ou contra,  e entre aqueles que ainda não conseguem ter uma opinião formada. De fato (Vírgula) é necessário que algo (O quê?) mude, pois a educação no Brasil está muito defasada, com escolas sem infraestrutura, professores com salários muito baixos. Não adianta fazer uma reforma se os problemas na educação continuar.

Por um lado à reforma seria interessante (Ponto final) a escolha das disciplinas traria mais interesse dos alunos por estudar apenas aquilo que gostasse, (Ponto final) porém essa escolha é precoce (Por quê?), e sem a certeza do que gosta ou não, por não ter dito a chance de conhecê-la uma vez que teve que optar. (Reformule essa ideia para que seu posicionamento fique claro em relação ao que você propõe)

A reforma deveria começar pela melhoria da infraestrutura, condições de trabalho aos professores, aulas mais didáticas para o conhecimento de todas as disciplinas de forma mais prática (Ponto final), mas para um melhor entendimento é preciso conhecer que se defina a base nacional comum curricular (Ideias confusas).


 

Comentários do corretor


As ideias presentes no texto estão confusas. 

Estude coesão e coerência. 

Não apresenta proposta de intervenção.

Discussões pertinentes ao tema, mas limitadas. Procure outros fatos e citações que ressaltem o seu ponto de vista. 

Observe alguns erros gramaticais. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200