A proposta da reforma do ensino médio pegou muita gente de surpresa e dividiu opiniões entre quem é a favor ou contra, e entre aqueles que ainda não conseguem ter uma opinião formada. De fato (Vírgula) é necessário que algo (O quê?) mude, pois a educação no Brasil está muito defasada, com escolas sem infraestrutura, professores com salários muito baixos. Não adianta fazer uma reforma se os problemas na educação continuar.
Por um lado à reforma seria interessante (Ponto final) a escolha das disciplinas traria mais interesse dos alunos por estudar apenas aquilo que gostasse, (Ponto final) porém essa escolha é precoce (Por quê?), e sem a certeza do que gosta ou não, por não ter dito a chance de conhecê-la uma vez que teve que optar. (Reformule essa ideia para que seu posicionamento fique claro em relação ao que você propõe)
A reforma deveria começar pela melhoria da infraestrutura, condições de trabalho aos professores, aulas mais didáticas para o conhecimento de todas as disciplinas de forma mais prática (Ponto final), mas para um melhor entendimento é preciso conhecer que se defina a base nacional comum curricular (Ideias confusas).
Comentários do corretor
As ideias presentes no texto estão confusas.
Estude coesão e coerência.
Não apresenta proposta de intervenção.
Discussões pertinentes ao tema, mas limitadas. Procure outros fatos e citações que ressaltem o seu ponto de vista.
Observe alguns erros gramaticais.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |