Reforma do Ensino Médio – Consertando a base, Corrigindo o erro - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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As escolas da rede pública brasileiras brasileira não atrativas e apresenta deficiências (Como assim? Não ficou claro o que você queria dizer). O ensino engessado mostra-se pouco eficiente para o novo mundo dinâmico e tecnológico (Por quê? Exemplifique). Uma das maiores consequências disso é a evasão escolar, que se torna cada vez mais frequentes frequente. Recentemente, (Sem vírgula) o Governo Federal lançou uma proposta de inovação do ensino médio, que propõe uma melhoria nesse âmbito. No entanto, os meios pelos quais a proposta tem sido direcionada (Vírgula) mostram-se precipitado e simplista para surtir efeitos positivos de que realmente necessita.

A proposta da reforma propôs:(Sem os dois pontos) o aumento da carga horária em sala de aula, unificação das disciplinas, sendo de escolha do aluno qual dessas áreas vai seguir, e o ensino técnico profissional. A primeira vista parece ser excelente a proposta, Porém (Observe o uso de letra maiúscula após a vírgula) ao olharmos com uma visão mais aprofundada e critica (Vírgula) perceberemos que há contrapontos bastante significativos para torná-la eficiente (Quais? Discuta essa ideia no seu texto).

(1) A precarização do sistema educacional brasileiro é notória. Á A maioria das instituições não possuem estrutura adequada para possibilitar curso técnico. Além disso, os profissionais da área precisam estar capacitados para desempenhar a tarefa, como também necessitam de reconhecimento. Outro fator existente que está em pauta é o ensino unilateral, fragmentado.(Vírgula) ou seja, viabilizar aos alunos escolherem apenas uma das áreas do conhecimento para estudar e não abordar as outras disciplinas. Sabe-se que cabe a escola a responsabilidade de forma formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, e não apenas preparar para mão de obra do mercado de trabalho. Então,(Sem vírgula) é importante que o conhecimento seja amplo e multilateral para que o senso crítico seja fomentado.

Embora a proposta possua uma medida de inovação em uma área que é extremamente carente dessa atenção, ela também se mostra simplista e generalizada para uma rede que possui diversas deficiências básicas (Desenvolva essa ideia de modo mais claro). Antes de tudo, (Sem vírgula) é necessário que se faça uma inovação no perfil dos profissionais da educação De que maneira?), adaptação da estrutura escolar e uma abordagem melhor sobre a questão da unificação das disciplinas, sendo apresentada aos alunos um pouco de todas as áreas com os assuntos mais relevantes, (Sem vírgula)  e para que logo após, (Sem vírgula) a escolha possa ser efetuada. Nesse sentido, consertando as brechas e reavaliando as medidas, a proposta quando implantada poderá contribuir muito para a sociedade como um todo.

Comentários do corretor


Observe o uso de letra maiúscula após a vírgula. 

Observe que há desvios gramaticais. 

Evite o uso de primeira pessoa no seu texto. 

(1) Problema na construção de sentido. Estude coesão e coerência.

Há erros gramaticais.

Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido do seu texto. 

O texto apresenta contradições. Na introdução há a defesa de que a reforma e limitada e simplista, mas no final ela surge como uma ótima opção. Tente reestruturar o seu texto. Evite contradições.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200