As escolas da rede pública brasileiras brasileira não atrativas e apresenta deficiências (Como assim? Não ficou claro o que você queria dizer). O ensino engessado mostra-se pouco eficiente para o novo mundo dinâmico e tecnológico (Por quê? Exemplifique). Uma das maiores consequências disso é a evasão escolar, que se torna cada vez mais frequentes frequente. Recentemente, (Sem vírgula) o Governo Federal lançou uma proposta de inovação do ensino médio, que propõe uma melhoria nesse âmbito. No entanto, os meios pelos quais a proposta tem sido direcionada (Vírgula) mostram-se precipitado e simplista para surtir efeitos positivos de que realmente necessita.
A proposta da reforma propôs:(Sem os dois pontos) o aumento da carga horária em sala de aula, unificação das disciplinas, sendo de escolha do aluno qual dessas áreas vai seguir, e o ensino técnico profissional. A primeira vista parece ser excelente a proposta, Porém (Observe o uso de letra maiúscula após a vírgula) ao olharmos com uma visão mais aprofundada e critica (Vírgula) perceberemos que há contrapontos bastante significativos para torná-la eficiente (Quais? Discuta essa ideia no seu texto).
(1) A precarização do sistema educacional brasileiro é notória. Á A maioria das instituições não possuem estrutura adequada para possibilitar curso técnico. Além disso, os profissionais da área precisam estar capacitados para desempenhar a tarefa, como também necessitam de reconhecimento. Outro fator existente que está em pauta é o ensino unilateral, fragmentado.(Vírgula) ou seja, viabilizar aos alunos escolherem apenas uma das áreas do conhecimento para estudar e não abordar as outras disciplinas. Sabe-se que cabe a escola a responsabilidade de forma formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, e não apenas preparar para mão de obra do mercado de trabalho. Então,(Sem vírgula) é importante que o conhecimento seja amplo e multilateral para que o senso crítico seja fomentado.
Embora a proposta possua uma medida de inovação em uma área que é extremamente carente dessa atenção, ela também se mostra simplista e generalizada para uma rede que possui diversas deficiências básicas (Desenvolva essa ideia de modo mais claro). Antes de tudo, (Sem vírgula) é necessário que se faça uma inovação no perfil dos profissionais da educação De que maneira?), adaptação da estrutura escolar e uma abordagem melhor sobre a questão da unificação das disciplinas, sendo apresentada aos alunos um pouco de todas as áreas com os assuntos mais relevantes, (Sem vírgula) e para que logo após, (Sem vírgula) a escolha possa ser efetuada. Nesse sentido, consertando as brechas e reavaliando as medidas, a proposta quando implantada poderá contribuir muito para a sociedade como um todo.
Comentários do corretor
Observe o uso de letra maiúscula após a vírgula.
Observe que há desvios gramaticais.
Evite o uso de primeira pessoa no seu texto.
(1) Problema na construção de sentido. Estude coesão e coerência.
Há erros gramaticais.
Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido do seu texto.
O texto apresenta contradições. Na introdução há a defesa de que a reforma e limitada e simplista, mas no final ela surge como uma ótima opção. Tente reestruturar o seu texto. Evite contradições.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |