- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Coreia do Sul e a Finlândia são exemplos de como se investir na educação, já o Brasil está longe de ser referência, já que o nível de ensino no país é ruim, e o mais grave, vem piorando nos últimos anos.

O resultado do Enem de 2014 aponta que mais de 500 mil tiraram nota zero em redação, quase 10% dos estudantes perderam a chance de entrarem na universidade por causa da nota zero em redação. (Tente explicar o porquê disso)

Ainda temos poucos jovens nas universidades, resultado de um paÍs onde em que  pouco mais da metade dos jovens conclui o ensino médio. O governo está investindo, uma medida provisória foi implantada, mas é uma falência, (Sem vírgula) porque não resolve as questões estruturais (Quais questões estruturais? Cite-as).(Há problema na construção de sentido)

Portanto, é  são necessárias medidas mais eficazes, baseadas na real situação (Descreva essa situação em seu texto). De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Governo tem que mexer de forma radical e estrutural na formação inicial dos professores, estruturando-a  estruturando-os por áreas de conhecimento, para que esta tenha impacto positivo na qualidade de toda a educação básica. Criar um programa que envolva os pais na gestão dos colégios “Pais na escola”, onde em que eles tenham autonomia em interferir na seleção e na promoção de professores. E por fim (Entre vírgulas)cada escola tem que contar um grupo de apoio para garantir que nenhum estudante fique para trás em rendimento. Só assim podemos ter impacto positivo na qualidade de toda a educação básica.

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Não há formulação de tese.

Reveja a estrutura da introdução..

Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Há problemas na construção de sentido. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência.

Estude concorância verbal e nominal.

As ideias apresentadas no texto não possuem nexo. Observe que não há progressão de sentido em seu texto.

Proposta de intervenção confusa. Reelabore. 

 

 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200