A Coreia do Sul e a Finlândia são exemplos de como se investir na educação, já o Brasil está longe de ser referência, já que o nível de ensino no país é ruim, e o mais grave, vem piorando nos últimos anos.
O resultado do Enem de 2014 aponta que mais de 500 mil tiraram nota zero em redação, quase 10% dos estudantes perderam a chance de entrarem na universidade por causa da nota zero em redação. (Tente explicar o porquê disso)
Ainda temos poucos jovens nas universidades, resultado de um paÍs onde em que pouco mais da metade dos jovens conclui o ensino médio. O governo está investindo, uma medida provisória foi implantada, mas é uma falência, (Sem vírgula) porque não resolve as questões estruturais (Quais questões estruturais? Cite-as).(Há problema na construção de sentido)
Portanto, é são necessárias medidas mais eficazes, baseadas na real situação (Descreva essa situação em seu texto). De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Governo tem que mexer de forma radical e estrutural na formação inicial dos professores, estruturando-a estruturando-os por áreas de conhecimento, para que esta tenha impacto positivo na qualidade de toda a educação básica. Criar um programa que envolva os pais na gestão dos colégios “Pais na escola”, onde em que eles tenham autonomia em interferir na seleção e na promoção de professores. E por fim (Entre vírgulas)cada escola tem que contar um grupo de apoio para garantir que nenhum estudante fique para trás em rendimento. Só assim podemos ter impacto positivo na qualidade de toda a educação básica.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não há formulação de tese.
Reveja a estrutura da introdução..
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
Há problemas na construção de sentido. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência.
Estude concorância verbal e nominal.
As ideias apresentadas no texto não possuem nexo. Observe que não há progressão de sentido em seu texto.
Proposta de intervenção confusa. Reelabore.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |