No ano de 2016 , foi elaborada e depois aprovada a reforma no ensino médio (Fale mais sobre isso no seu texto). Há muitas opiniões contrárias à essa alteração ,po?em porém cada vez mais a qualidade do ensino vem piorando (Piorando em que sentido? Deixe isso evidente no seu texto) e essa reforma é imprescindível para melhorar a educação brasileira (Por quê?).
Embora haja vários protestos , esse sistema se mostra eficaz. A Finlândia , de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, chegou ao topo do ranking e é considerado um dos melhores ensino da atualidade (Observe essa afirmação e procure relacionar a realidade do nosso país com a realidade social da Finlância).O país implementou um novo sistema escolar e esse método é parecido com o que o Brasil aprovou.
De acordo com o Brasil.gov , mais de 1 milhão de jovens estão fora das escolas (Explique o porquê disso). Com essa reforma, a distribuição das disciplinas seria alterada e os estudantes estariam melhores preparados para o mercado de trabalho ,pois escolheriam as matérias de acordo com a área que querem seguir.
Portanto , essa reforma veio com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino ,manter os jovens nas escolas e prepará-los para o mercado de trabalho. Mudanças são necessárias e sempre terão opiniões contrárias. George Bernard Shaw estava correto ao dizer : “ O progresso é impossível sem mudanças ; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.”
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Desenvolvimento limitado do texto e da proposta de intervenção.
Estude coesão e coerência. Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Observe que não há uma progressão de sentido no seu texto.
Há discussões pertinentes ao tema, mas estão limitadas ao senso comum. Procure relacioná-las com outras áreas do conhecimento.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |