Atualmente a proposta de reforma do novo ensino médio vem gerando um grande debate, onde em que parte dos educadores são a favor e outros contra, (Ponto final) no entanto (Vírgula) a proposta visa uma melhoria na educação do país, despertando um maior interesse dos alunos em continuar os estudos (Vírgula) podendo assim (Vírgula) além das matérias obrigatórias, matemática e português, escolher as matérias que querem cursar, não abandonando assim a escola e lhes proporcionando uma chance de ingressar em uma formação técnica junto ao ensino médio.
Segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mais de 1 milhão de jovens de 17 anos que deveriam star estar no ensino médio (Vírgula) estão fora da escola, um número que tende a aumentar caso essa reforma não seja implantada (Desenvolva essa ideia; explique o porquê).
O estudante que deseja obter uma formação técnica (Vírgula) para assim melhor ingressar no mercado de trabalho hoje em dia (Vírgula) ele precisa (Vírgula) primeiramente, terminar o ensino médio para que somente assim possa começar um curso técnico de dois a dois anos e meio de duração, sendo assim atrasando e dificultando sua chance de conseguir um emprego, o que o leva muitas vezes a abandonar a escola para poder trabalhar em um emprego qualquer para ajudar a família. (Como assim? Procure mais informções acerca desse assunto. As ideias apresentadas aqui estão confusas)
Parte dos educadores que são contra a reforma do ensino médio relatam que a proposta não foi a debate, que as escolas não tem estrutura para implantação do curso técnico, falta estrutura para os professores, falta tempo para se preparar as aulas, (Ponto final) já os que são a favor dizem ser muito importante (Vírgula) principalmente aos mais carentes(Vírgula) que muitas vezes não tem a chance de cursar um ensino técnico, (Ponto final) outro ponto positivo é a possibilidade do estudante escolher a trajetória de ensino.
Para se garantir a melhoria (Vírgula) o presidente Michel Temer junto ao senado(Vírgula) teriam teria que aprovar a proposta de reforma, proporcionando assim aos alunos a oportunidade de escolheras escolher as matérias a se serem cursar cursadas além das obrigatórias, onde em que teriam um maior desempenho em estudar aquilo que gostam juntamente integrado com o ensino técnico dando aos alunos a chance de uma maior inserção no mercado de trabalho.
Comentários do corretor
Há problemas na produção de sentido em seu texto. Estude coesão e coerência.
O texto não apresenta tese.
Faça um projeto de texto antes de iniciar a sua redação, pois isso ajudará na progressão de sentido no seu texto.
As discussões do texto estão pouco desenvolvidas. Procure explicitar o seu ponto de vista acerca do tema.
Observe que não há desenvolvimento de uma proposta de intervenção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |