É notório que a reforma do Ensino Médio é uma questão discutida por inúmeros órgãos educacionais (Observe essa afirmação) , projeto que foi aprovado em fevereiro de 2017, no qual visa uma mudança no desempenho estudantil (Vírgula) de modo a garantir um ensino melhor, (Ponto final) entretanto existem certos contrapontos em meio a isto (Quais seriam? Apresente no seu texto).
A reforma do modelo de ensino foi anunciada pelo presidente Temer próximo ao término de 2016, (Ponto final) uma das propostas presentes no projeto é a de que a carga horária seja aumentada gradativamente das atuais 800 horas anuais para 1400 horas, com isso a sociedade brasileira terá um maior índice de desempenho em relação aos estudos (Por quê? Desenvolva essa ideia no seu texto), concluindo os processos de socialização secundária (Exemplifique) com certo êxito, (Ponto final) além disso (Vírgula) o nível de jovens que poderão ingressar nas faculdades será consideravelmente benéfico para a economia nacional (Explique a razão disso).
Sob outro ângulo, a reforma causaria grandes impactos nas populações menos favorecidas que dependem do trabalho "braçal" dos jovens para sobreviverem, isto é, com o aumento gradativo da carga horária os jovens não teriam tempo para trabalhar, afetando diretamente o sustento de determinadas famílias, ainda por cima (Vírgula) as matérias que seriam abordadas nas escolas gravitariam na decisão muitas vezes "imaturas" "imatura" dos estudantes, que não alcançariam o desempenho esperado por causa da má decisão. (Reflita a sua linha argumentativa e reelabore o seu argumento)
Em síntese, tem-se que a reforma do Ensino Médio "abrirá" portas para um país mais desenvolvido educacionalmente, (Ponto final) contudo as populações menos favorecidas sofrerão grandes consequências, sem contar com a tomada de decisões muitas vezes imaturas em relação às as disciplinas escolhidas pelos alunos, (Ponto final) por conseguinte (Vírgula) seria necessário uma reestruturação da carga horária para um pouco menos do que a proposta pela reforma (Vírgula) e uma melhora no âmbito da "escolha" pessoal das matérias (Como assim? Não ficou claro), garantindo um desempenho relativamente satisfatório no progresso da nação.
Comentários do corretor
Apresente mais fatos na sua introdução e apresente a sua tese.
Há problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência.
Há marcas de oralidade no seu texto.
Não há proposta de intervenção.
Estude o uso da vírgula.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois auxiliará na progressão de sentido do seu texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |