Educação engloba o processos de ensinar e aprender. É o fenômeno observado pelos grupos constitutivos de qualquer sociedade, sendo responsável pela sua manutenção perpetuação, transformação e evolução da sociedade a parti a partir da instrução ou condução de conhecimento.
No Brasil, a educação escolar é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (?), pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. (Expõe, mas não argumenta)
Há que se observar que (Queísmo), a principal meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma educação básica de qualidade, devendo investir na educação profissional e superior. (Expõe, mas não argumenta)
Conduto Contudo, o Governo Federal, (Sem vírgula) forneceu uma recente proposta de reforma do ensino médio. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ensino médio (Muda de que maneira? Deixe isso claro no texto), dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas em tempo integral.
Está reforma servirá para diminuir o índice de desistência dos indivíduos no ensino médio e os atrair de volta para a escola. Porém a mesma, (Sem vírgula) não ajudará a evitar o problema da evasão escolar, mas ampliará as desigualdades de oportunidades educacionais (Como assim? A ideia está confusa).
Logo, tais medidas (Quais?), (Sem vírgula) são insuficientes ao ensino médio e não resolverá o problema da educação brasileira, proporcionado assim ao individuo a falta de habilidade e os condicionando a ser generalista.
Comentários do corretor
Introdução confusa.
Não há tese.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progresssão de sentido no texto.
Argumentação limitada.
Observe alguns erros gramaticais presentes no seu texto.
Use outros pronomes relativos para evitar o queísmo no texto.
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Observe alguns erros de construção de sentindo em alguns períodos do seu texto. Estude coesão e coerência.
Não há proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |