Em um contexto de baixo desempenho dos alunos no ensino médio, o governo está propondo uma medida provisória que visa a reforma do currículo. Dentre as principais mudanças (Vírgula) estão a possibilidade dos alunos escolherem as disciplinas que querem cursar, aumento da carga horária e retirada de outras disciplinas. No entanto, ao invés de aprimorar a educação, essas medidas tendem se a somar na má formação do ensino fundamental e piorar a qualidade dos futuros profissionais e cidadãos.
Embora o currículo do ensino médio seja o assunto que esteja em debate, as notas baixas dos alunos são afetadas principalmente por outros fatores, como sua má formação e todas estrutura de ensino por trás dela (Como assim? Não ficou claro). O despreparo dos alunos ocorre devido à má qualidade dos professores (Cuidado ao generalizar), das salas de aulas, falta de material adequado e até de interesse dos próprios alunos. Assim, ao propor tal mudança, o governo está agindo mais na consequência do problema do que na causa. Dessa forma, ofertar a possibilidade de o aluno escolher disciplinas do seu interesse sob o pretexto de forcar na sua qualificação profissional não estará necessariamente beneficiando sua formação, mas sim o dispensando de cursar matérias que ele não tinha bom desempenho.
Outro ponto a se destacar é o de que grande parte dos jovens saídos do ensino fundamental não têm maturidade para escolher uma área do conhecimento com segurança, podendo acarretar frustrações futuras e ansiedades nessa fase da vida. Tal direcionamento dificilmente será bem ponderado por um jovem nessa idade, sem falar que devido ao seu passado escolar, suas escolhas podem ser influenciadas para disciplinas que ele tinha mais facilidade, o que não necessariamente reflete sua vocação profissional. (Discussão interessante e bem desenvolvida)
O Brasil precisa de bons profissionais e cidadãos, (Ponto final) sendo assim, é bastante contestável se restringir e direcionar o currículo do ensino médio vai ajudar nesse processo. É fato notório que o despreparo dos alunos se deve a má formação de base, (Ponto final) dessa forma (Vírgula) uma reforma geral na estrutura desses dois níveis da educação seria mais coerente (Deixe evidente o que seria essa reforma geral). Portanto, apesar de as mudanças propostas visarem melhorias do desempenho e direcionar a formação do jovem, no contexto educacional do Brasil 9Vírgula) ela pode gerar instabilidade e menor variedade de conhecimento aos futuros profissionais.
Comentários do corretor
Boa introdução.
Apresenta uma construção argumentativa pertinente ao tema. Procure exemplificar mais para a sua argumentação ficar ainda mais consistente.
Observe que há alguns desvios gramaticais.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |